Aldeia Mangue: revisitando contextos nas cri(ações) em dança

  • Bianca Bazzo Rodrigues Universidade Federal de Sergipe
  • Jussara Tavares Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O Projeto de Extensão Aldeia Mangue do Departamento de Dança da UFS foi criado no ano 2016, atuando até hoje, com objetivo de vivenciar em eixos de ações artísticas e educativas em contextos diversos do estado de Sergipe e região. Buscando a interlocução direta nos espaços das Culturas Populares e afro-ameríndio-brasileiras nordestinas, com a intenção de revelar as situações culturais, sociais, étnicas, ambientais e de construção de saberes que emergem dessas relações de trocas. As linhas percorridas de pesquisas e práticas pedagógicas têm sido pautadas nos estudos sobre corpos que dançam memórias do “Corpo e Ancestralidade” (SANTOS, 2006), nas práticas de criação em Dança a partir do “Jogo da Construção Poética” (MACHADO, 2007) e no ensino da "Complexidade dos saberes científicos e saberes da tradição" (ALMEIDA, 2010). O intento é potencializar e problematizar conscientemente as diversas instâncias construtoras de saberes e detentoras de poderes simbólicos e materiais que atingem os campos investigativos, buscando ampliar diálogos e desconstruir hierarquias opressoras na construção do conhecimento. Para tanto, o projeto trabalha com três estratégias pedagógicas: (i) o oferecimento semanal gratuito de oficinas ministradas pelas professoras proponentes e discentes do projeto, pautadas nos discursos de corpo, identidade, cultura popular, ameríndia e afro-brasileira, ressignificadas no fazer artístico e propositivo em Dança; (ii) vivências diretas aos locais nos contextos aqui ressaltados; (iii) e apresentações de trabalhos artísticos criados dentro das oficinas e das vivências como acontecimento e fruição estética para a comunidade em geral. Culminando num Projeto de Extensão onde a Aldeia de debate será território de proposições, partilhas e encontros, pautadas em métodos contra-hegemônicos de construção de conhecimentos, imersas no que os povos originários nos deixaram como herança estratégica de resistência, ressignificação e resiliência.

 

Biografia do Autor

Bianca Bazzo Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe
Professora assistente do Departamento de Dança da UFS.
Jussara Tavares, Universidade Federal de Sergipe
Professora adjunta do Departamento de Dança da UFS.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição. Complexidade, saberes científicos, saberes

da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior. 2015.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES

PÚBLICAS BRASILEIAS. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a

flexibilização curricular: uma visão da extensão. Brasília: MEC/SESu; Porto Alegre: UFRGS, 2006 (Coleção Extensão Universitária).

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Editora Paz e

Terra, 1980.

MACHADO, Lara Rodrigues. O Jogo da Construção Poética: processo criativo em dança. 2007. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores

de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Brasil

/2001.

RODRIGUES, Bianca Bazzo. Crenças e quebranças de um corpo que dança: poéticas do benzimento na criação cênica. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas – Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

SILVA, Maria do Socorro. Extensão Universitária e Formação Profissional:

avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal

de Pernambuco. Pernambuco: Estudos em Avaliação Educacional, v.17, n. 33, jan./abril. 2006.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança