Representatividade, diferença e desigualdade

Resumo

Representatividade, diferença e desigualdade é texto produzido para comunicação no dia 15 de outubro de 2018 na mesa de abertura do X Congresso da Abrace, intitulada Celebrando a Diversidade, composta por ex-presidentes (com Armindo Bião representado por Sérgio Farias) e mediada pelo presidente Robson Haderchpek. Na qualidade de presidente da quarta gestão Abrace (Rio de Janeiro: UNIRIO, 2004-2006), tendo como pontos de partida esse lugar de fala e, sobretudo, minha formação como historiadora e pesquisadora da história do teatro, tratei o tema da representatividade no esteio de tensões entre diferença e desigualdades, em abordagem histórica que permitisse, de modo breve, percorrer alguns momentos do passado da Associação, e, sobretudo, pensá-la, sob o ângulo escolhido no momento presente.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Rabetti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Professora aposentada, vinculada ao quadro permanente do PPGAC UNIRIO e professora visitante junto ao PPGAC UFSJ. Dramaturgista e Tradutora. Pesquisadora do CNPq - 1A.

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício do historiador. Tradução, André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

Documento de Área – Área 11 – Artes/Música (2016). http://www.capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/11_arte_docarea_2016.pdf. Acesso em 17.5.18.

Programa Fortalecimento da Pós-Graduação Stricto Sensu: Professor Visitante. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei.

Publicado
2019-05-08
Seção
História das Artes e do Espetáculo