A contribuição dos estudos históricos para a história do teatro

Resumo

A contribuição dos estudos históricos para a história do teatro articula textos preparados para a mesa temática Teatro e História, contemplando o texto que originalmente caberia a minha comunicação, a proposta que elaborei e suas inspirações (sua justificativa), assim como os textos que, na qualidade de mediadora, preparei para a abertura e o encerramento da mesa.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Rabetti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Professora aposentada, vinculada ao quadro permanente do PPGAC UNIRIO e professora visitante junto ao PPGAC UFSJ. Dramaturgista e Tradutora. Pesquisadora do CNPq - 1A

Referências

Capes - Documento de Área: Artes/Música

(http://www.capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/11_arte_docarea_2016.pdf.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício do historiador. Tradução de André Telles; prefácio, Jacques Le Goff; apresentação à edição brasileira, Lilia Moritz Schwarcz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Tradução de Leonor Martinho Simões e Gisela Monis. Lisboa: Presença, 1989.

RABETTI, Maria de Lourdes. História e historiografia do teatro no Brasil: modos de produção. Comunicação na mesa Teatro e História: questões de historiografia do teatro. Seminário Eisenstein. Rio de Janeiro: FCRB, set. 2017 (inédito).

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Por uma historiografia da reflexão. In: BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício do historiador Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002, p. 7 -12.

WIKIPEDIA https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria (acesso em 8.8.2018).

Publicado
2019-05-08
Seção
Mesas Temáticas