Um pot-pourri sobre o cômico: historicidade, educação e produção de conhecimento

  • Elison Oliveira Franco Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Resumo

Para preparar uma pequena miscelânea histórica sobre o cômico, apresento,por meio de uma revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, as reflexões dealguns acadêmicos e artistasa respeito dosaspectos artísticos, estéticos e pedagógicos do tema. A minha intenção é expandirsuas considerações, ponderandoo tratamento da comunicação e produção de conhecimento que ele pode oferecer na condição de uma possibilidade metodológica em determinados contextos educativos. Para tanto, considero, mediante a breve mistura dos pensamentos presentes em produções acadêmicas e das entrevistas que realizei com artistas que se dedicam ao universo do cômico, a intencionalidade que um grupo de sujeitos tem em produzi-lo, assim como o viés interacional e sociocultural que pode ser observado em sua manifestação cênica, e, não apenas, as suas características alçadas enquanto gênero teatral. Ao contrário, no decorrer do texto, tempero a mistura reflexiva,realçando a mobilidade fenomenológica e performática do cômico no universo das artes cênicas,ao perpassar, mesmo que pontual e panoramicamente, certos campos tradicionalmente dramatúrgicos em relação a outras proposições cênicas, filosóficas, ideológicas, políticas e sociais.

Biografia do Autor

Elison Oliveira Franco, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Ator, palhaço, arte-educador e coordenador do Grupo de Teatro Idiossincrasia. Mestre em Arte pela UnB. Integra os grupos de pesquisa: "Imagem e(m) Cena" e "Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto". Licenciatura Plena em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Professor da Secretaria de Estado de Educação do DF. 

Referências

ALBERTI, V. O riso e o risível: na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

ARÊAS, V. Iniciação à comédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução direta do grego, com introdução e índices por Eudoro de Sousa. Lisboa: Guimarães Editores, 1951.

BAKHTIN, M. M.. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Universidade de Brasília, [1977], 1993.

BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

CASTRO, A. V. de. O elogio da bobagem: palhaços do Brasil e do mundo. Rio de Janeiro: Família Bastos, 2005.

COSTA, C. da S. O elemento cômico em Martins Pena. Dissertação de Mestrado em Teoria Literária e Literatura, UnB, 2000.

ECO, H. História da feiúra. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Recor, 2007.

FO, D. Manual mínimo do ator. Franca Rame (org.). Tradução Lucas Baldovino, Carlos David Szlak. 3. ed. São Paulo: Senac, 2004.

FRANCO, E. O. Por uma pedagogia teatral cômica: Kkkk ? kkkK. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2014.

FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

LAGROU, E. Rir do poder e o poder do riso nas narrativas e performances Kaxinawa. In: Revista de Antropologia. São Paulo: USP, v. 49 nº 1, 2006, p. 55-90.

MINOIS, G. História do riso e do escárnio. Tradução de Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: UNESP, 2003.

PAVIS, P. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PUCCETTI, R. O riso dos Hotxuás. Revista do Lume. n° 6, 2005, p. 109-114.

RABETTI, B. Teatro e comicidades: estudos sobre Ariano Suassuna e outros ensaios. Betti Rabetti (org.). Rio de Janeiro: 7 letras, 2005.

RABETTI, B. Teatro e comicidades 2: modos de produção do teatro ligeiro carioca. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007.

Publicado
2019-05-08
Seção
Circo e Comicidade