Um pot-pourri sobre o cômico: historicidade, educação e produção de conhecimento
Resumo
Para preparar uma pequena miscelânea histórica sobre o cômico, apresento,por meio de uma revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, as reflexões dealguns acadêmicos e artistasa respeito dosaspectos artísticos, estéticos e pedagógicos do tema. A minha intenção é expandirsuas considerações, ponderandoo tratamento da comunicação e produção de conhecimento que ele pode oferecer na condição de uma possibilidade metodológica em determinados contextos educativos. Para tanto, considero, mediante a breve mistura dos pensamentos presentes em produções acadêmicas e das entrevistas que realizei com artistas que se dedicam ao universo do cômico, a intencionalidade que um grupo de sujeitos tem em produzi-lo, assim como o viés interacional e sociocultural que pode ser observado em sua manifestação cênica, e, não apenas, as suas características alçadas enquanto gênero teatral. Ao contrário, no decorrer do texto, tempero a mistura reflexiva,realçando a mobilidade fenomenológica e performática do cômico no universo das artes cênicas,ao perpassar, mesmo que pontual e panoramicamente, certos campos tradicionalmente dramatúrgicos em relação a outras proposições cênicas, filosóficas, ideológicas, políticas e sociais.
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