Práticas e pedagogias vocais: a formação de estudantes e professores(as) de artes cênicas

Resumo

Como parte da atual pesquisa de doutorado, provisoriamente intitulada ‘Corpo-Som-Palavra: estudos sobre o gesto vocal na Técnica Klauss Vianna’, apresentarei algumas reflexões sobre as práticas e pedagogias da voz e, com base na minha experiência de atriz e pesquisadora, abordarei dois níveis de percepção. A primeira se ambienta na formação de atores e atrizes; e a segunda, na formação de professores(as) de artes cênicas. O tema apresentado surge da crescente demanda por metodologias vocais que estejam alicerçadas no fenômeno teatral em intersecção com a corporeidade dos(as) artistas. Corpo, espaço, som, palavra, imaginação, relação, jogo, entre outros são importantes pontos de investigação para a voz no teatro. Nesse sentido, tenho investigado a partir da Técnica Klauss Vianna, um modo de ensino em que a pesquisa vocal esteja fundamentada tanto em aspectos técnicos como lúdicos, em um processo concomitante de conscientização corporal. Assim, os objetivos estão na busca por exercícios didáticos que possibilitem a liberação das tensões e de julgamentos pré-concebidos sobre a voz em cena ou em sala de aula, fomentando a experiência das singularidades vocais.

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Publicado
2019-06-08
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas