Desdobramentos do olhar

Resumo

Este trabalho é uma desmontagem escrita que aborda, sob o ponto de vista do olhar e da observação, aspectos de alguns dos espetáculos em que atuei e dos quais participei da criação. Tratam-se de espetáculos do Lume, Núcleo Interdisciplinar de pesquisas Teatrais da UNICAMP, cujos procedimentos utilizados seguem as pesquisas em mímesis corpórea. Na mímesis corpórea, o pensamento-corpo se constrói a partir da observação de estímulos diversos: imagens (fotografia, pintura, escultura), animais, poesias/ textos, monumentos, pessoas, memórias. Há uma zona de confluência que acontece entre observador e observado, que os atravessa e gera um estado de abertura que se completa em impulso-ação mimética no espaço. São diversos procedimentos que resultam devires-outro-em ação. A mímesis corpórea, assim como a memória, pode abrir fissuras no cotidiano e levar atrizes e atores a visitar espaços entre.

Biografia do Autor

Raquel Scotti Hirson, Universidade Estadual de Campinas
Pesquisadora Pq-C do Lume, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP e Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP.

Referências

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação – Elaboração, Codificação e Sistematização de Técnicas Corpóreas e Vocais de Representação para o Ator. Campinas: Unicamp, 2001.

DIÉGUEZ, Ileana (comp.). Des/Tejiendo Escenas. Desmontajes: processos de investigación y creación. Cidade do México: Universidade Iberoamericana, 2009.

GIL, José. A Imagem Nua e as Pequenas Percepções – Estética e Metafenomenologia. 2ª ed. Tradução Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2005.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg e Cláudia Strauch. 3a Reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem Anos de Solidão. 42a. ed. Tradução de Eliane Zagury. Rio de Janeiro: Record, 1995.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. 4a. ed. Tradução José Artur Gianotti e Amando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2014. Debates.

UNO, Kuniichi. A Gênese de um Corpo Desconhecido. Tradução de Christine Greiner com a colaboração de Ernesto Filho e Fernanda Raquel; prefácio de Christine Greiner. 2a ed. São Paulo: n-1 edições, 2012.

Publicado
2019-05-09
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas