Arquivos de criação de Roberto Alencar: uma dramaturgia contemporânea

Resumo

Nesse artigo investigo determinados processos criativos do ator, performer e dançarino paulistano Roberto Alencar como uma possibilidade de articular questões sobre aspectos criativos e comunicativos do corpo na contemporaneidade que apontam trânsitos e modos de criação de dramaturgias nas artes cênicas. Esse trabalho foi elaborado a partir do estudo de documentos de processos de criação de Alencar (cadernos, desenhos e escritos), à luz das teorias de Cecília Almeida Salles sobre crítica de processos de criação, que têm como base a semiótica de C.S. Pierce e propõem diálogos, também, com autores como Edgard Morin, Christine Greiner, Zygmunt Bauman e Patrice Pavis.

Biografia do Autor

Wagner Miranda Dias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutorando e Mestre em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Artes Visuais pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Empresarial. Professor convidado de História da Arte na Pós-graduação em História da Arte da Faculdade Paulista de Arte.

Referências

ARGAN, G. C. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Editora Annablume, 2005.

GREINER, Christine. O corpo e suas paisagens de risco: dança/performance no Brasil. Artefilosofia, Ouro Preto, n.7, p. 180-185, out. 2009.

MORIN, Edgar. O método IV: as idéias. Porto Alegre. Sulina, 1998.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Editora Annablume, 2004.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

Publicado
2019-05-09
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas