Jogo Teatral e Construção do Texto Dramático

  • Karine Ramaldes Vieira Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre o processo de construção de textos dramáticos, realizado com alunos do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) no ano de 2017. Todo o trabalho foi desenvolvido de modo colaborativo entre os alunos, conduzido por meio dos jogos teatrais, no decorrer de dez aulas, cada qual com duas horas de duração. Relaciono essa prática pedagógica com os estudos em andamento no doutorado em Performances Culturais/UFG.

Biografia do Autor

Karine Ramaldes Vieira, Universidade Federal de Goiás
Doutoranda em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), sob orientação de Robson Corrêa de Camargo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Atriz e Professora de Teatro. Autora junto à Robson Corrêa de Camargo do livro Os Jogos Teatrais de Viola Spolin Uma Pedagogia da Experiência (2017).

Referências

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Ed. Perspectiva, [1984] 2002.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2007.

RAMALDES, Karine; CAMARGO, Robson Corrêa. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: Uma Pedagogia da Experiência. Goiânia: KELPS, 2017.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006.

. Jogos Teatrais na sala de aula. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010a. . O Jogo Teatral no Livro do Diretor. 2ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo Amos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010b.

____________. Jogos Teatrais – o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

Publicado
2019-06-08
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas