Jogo Teatral e Construção do Texto Dramático
Resumo
O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre o processo de construção de textos dramáticos, realizado com alunos do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) no ano de 2017. Todo o trabalho foi desenvolvido de modo colaborativo entre os alunos, conduzido por meio dos jogos teatrais, no decorrer de dez aulas, cada qual com duas horas de duração. Relaciono essa prática pedagógica com os estudos em andamento no doutorado em Performances Culturais/UFG.
Referências
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PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2007.
RAMALDES, Karine; CAMARGO, Robson Corrêa. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: Uma Pedagogia da Experiência. Goiânia: KELPS, 2017.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006.
. Jogos Teatrais na sala de aula. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010a. . O Jogo Teatral no Livro do Diretor. 2ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo Amos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010b.
____________. Jogos Teatrais – o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.