Dramaturgias a partir de criATORES: desmontagens de percursos criativos

Resumo

Este texto trata de poéticas de construção teatral no tempo presente com o foco em dramaturgias a partir de criATORES. Observa a produção de artistas da cena no contexto latino americano: Grupo Luna Lunera, no Brasil e Grupo Yuyachkani, no Perú  para detectar metodologias de processos de criação que estão embrenhadas com as biografias dos seus criATORES. A pesquisa percebeu que nestas poéticas, as práticas denominadas como "teatro do Real" e "auto-ficção" podem estar relacionadas a uma “resistência decolonial”.  Parto da hipótese de que algumas dramaturgias latino americanas, a partir de atores e atrizes, criadas por procedimentos de autoficção ou autobiografia, ao trazerem à tona suas histórias de vida e histórias do seu grupo social, podem estar se expressando como uma resistência decolonial. A pesquisa é oriunda dos debates ocorridos no Grupo de Pesquisa Artes Hibridas: intersecções, contaminações e transversalidades ligado ao Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Biografia do Autor

Sandro Luis Costa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor de Artes no Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Estado de Mato Grosso; Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea da  Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

ABUJAMRA, Marcia. A alma, o olho, a mão ou o uso da autobiografia no teatro Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013).

CARREIRA, André. e BULHÕES, Ana Maria. Artigo: Entre mostrar e vivenciar: Cenas do teatro do real. Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013).

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades Contemporânea. Editora Perspectiva. São Paulo 2010.

GUIMARÃES, Juliana. Artigo: Teatros do real, teatro dos outros: A construção de territórios da alteridade a partir da presença de não atores em espetáculos contemporâneos. Revista Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013).

LEHMANN, Hans Thies. – Teatro pós dramático. Editora Cosac Naify. São Paulo 2007.

MENDES, Julia Guimarães. Teatros do real, teatro dos outros: A construção de territórios da alteridade a partir da presença de não atores em espetáculos contemporâneos. Revista Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013).

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Editora Orfeu Negro. Lisboa. Portugal 2010.

SOLER, Marcelo. Teatro documentário: a pedagogia da não ficção. Dissertação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – 2008.

Publicado
2019-05-10
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas