Dramaturgias a partir de criATORES: desmontagens de percursos criativos
Resumo
Este texto trata de poéticas de construção teatral no tempo presente com o foco em dramaturgias a partir de criATORES. Observa a produção de artistas da cena no contexto latino americano: Grupo Luna Lunera, no Brasil e Grupo Yuyachkani, no Perú para detectar metodologias de processos de criação que estão embrenhadas com as biografias dos seus criATORES. A pesquisa percebeu que nestas poéticas, as práticas denominadas como "teatro do Real" e "auto-ficção" podem estar relacionadas a uma “resistência decolonial”. Parto da hipótese de que algumas dramaturgias latino americanas, a partir de atores e atrizes, criadas por procedimentos de autoficção ou autobiografia, ao trazerem à tona suas histórias de vida e histórias do seu grupo social, podem estar se expressando como uma resistência decolonial. A pesquisa é oriunda dos debates ocorridos no Grupo de Pesquisa Artes Hibridas: intersecções, contaminações e transversalidades ligado ao Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
Referências
ABUJAMRA, Marcia. A alma, o olho, a mão ou o uso da autobiografia no teatro Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013).
CARREIRA, André. e BULHÕES, Ana Maria. Artigo: Entre mostrar e vivenciar: Cenas do teatro do real. Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013).
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades Contemporânea. Editora Perspectiva. São Paulo 2010.
GUIMARÃES, Juliana. Artigo: Teatros do real, teatro dos outros: A construção de territórios da alteridade a partir da presença de não atores em espetáculos contemporâneos. Revista Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013).
LEHMANN, Hans Thies. – Teatro pós dramático. Editora Cosac Naify. São Paulo 2007.
MENDES, Julia Guimarães. Teatros do real, teatro dos outros: A construção de territórios da alteridade a partir da presença de não atores em espetáculos contemporâneos. Revista Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013).
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Editora Orfeu Negro. Lisboa. Portugal 2010.
SOLER, Marcelo. Teatro documentário: a pedagogia da não ficção. Dissertação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – 2008.