Do cárcere à cena, do real ao ficcional em “Para Menores”.

  • Elka Moura Victorino Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria Thereza de Oliveira Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sandro Luis Costa Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Thereza Helena de Souza Nunes Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O texto observa como os saberes podem ser produzidos nos campos do pensamento e prática da criação da dança. Descreve cenas coreografadas a partir de experiências de afectos entre um corpo bailarina e os corpos de jovens encarcerados (as). Os relatos do processo, bem como o percurso de construção do espetáculo baseiam-se em experiências vividas no trabalho, como professora de dança, com adolescentes em conflito com a lei, do Sistema Socioeducativo de Cuiabá (CASE-MT). Um reconhecimento/estranhamento entre esses corpos, os quais passaram por processo de docilização e disciplinarização e as memórias dessas experiências foram dispositivos disparadores para a criação de “Para Menores”, um evento cênico híbrido performativo de dança teatro. Ressalta-se cenas que revelam o conflituoso papel da socioeducação, por meio de descrições e discussões sobre os comportamentos corporais na situação de cárcere. Em destaque, as questões do feminino, tendo como referência autores como Foucault, corpo dócil; Larrossa, experiência; Butler, gênero e Halbwachs, memória

Palavras-chave: Dança; Experiência; Memória; Corpo.

 

Biografia do Autor

Elka Moura Victorino, Universidade Federal de Mato Grosso
Bailarina, pesquisadora em dança contemporânea. Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, membra do grupo de pesquisas Artes híbridas, intersecções, contaminações e transversalidades.
Maria Thereza de Oliveira Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso
Docente e pesquisadora do programa de Pós graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, membra do grupo de pesquisas Artes híbridas, intersecções, contaminações e transversalidades.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós modernidade.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CAMINADA (1999). , Eliana. História da Dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

CHAI, Cássius Guimarães; PASSOS, Kennya Regyna. Gênero e pensamento criminológico: perspectivas a partir de uma epistemologia feminista. Revista de Criminologias e Políticas Criminais. Curitiba | v. 2 | n. 2 | p. 131 - 151 | Jul/Dez. 2016.

CNJ, Conselho Nacional de Justiça, 2012. Disponível em: http://www.cnj.jus.br

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? 2ª ed. Rio de janeiro: Editora 34, 1997.

DELL’AGLIO, Débora Dalbosco; SANTOS, Samara Silva; BORGES, Jeane Lessinger. Infração Juvenil Feminina: Uma Trajetória de Abandonos. Interação em Psicologia, 2004, 8(2), p. 191-198

DOUBROVSKY, S. Fils: roman. Paris: Éditions Galilée, 1977.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France

(1981-1982). São Paulo: Martins Fontes, 2006.

_________________. Nacimiento de la biopolítica: curso en Collège de France. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 1978-1979.

_________________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

GROS, Frédéric. O Cuidado de Si em Michel Foucault. In: RAGO, Margareth (Org.); VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Figuras de Foucault. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

JOSÉ, Ana Maria. Subversão e performance de gênero no balé a morte do cisne. V Fórum Identidades e Alteridades. I Congresso Nacional Educação e Diversidade. Itabaiana/SE 2011.

LEI 8.069/90. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l8069.htm

MALVASI, Paulo Artur. Entre a Frieza, o Cálculo e a “Vida Loka”:violência e sofrimento no trajeto de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. Saúde Soc. São Paulo, v.20, n.1, p.156-170, 2011.

SCISLESKI, Andrea Cristina Coelho; GALEANO, Giovana Barbieri; SILVA, Jhon Lennon Caldeira; ASNTOS, Suyanne Nayara. Medida Socioeducativa de Internação: dos Corpos Dóceis às Vidas Nuas. Psicologia: ciência e profissão. 2014.

SILVA, Enid Rocha Andrade; GUERESI, Simone. Adolescentes em conflito com a lei: situação do atendimento institucional no brasil. Ipea e Departamento da Criança e do Adolescente (DCA), da Secretaria dos Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, Brasília, 2003.

SOARES, Stenio José Paulino. Uma Poética do Gesto ou Memórias de um Corpo-Testemunha. Rev. Cena, Porto Alegre, n. 22, p. 208-222, jul./out. 2017 .

Disponível em: http://seer.ufrgs.br/cena

REIS, Daniele Fernandes. Ideias subversivas de gênero em Beauvoir e Butler. Sapere Aude – Belo Horizonte, v.4 - n.7, p.360-367 – 1º sem. 2013.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos. Arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios, 2015.

VICTORINO, Elka Moura. “Para Menores”. Espetáculo de dança. SESC Arsenal. 2017.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5BfQFhEsw-w

Publicado
2019-06-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo