O lugar-ônibus e o não-lugar do teatro site-specific

Resumo

Neste trabalho exploro os aspectos gerais do teatro site-specific, ao apresentar a análise da experiência cênica do espetáculo Cordel do amor sem fim, da Trupe Sinhá Zózima, encenado dentro de um ônibus, na cidade de São Paulo, com o intento de delinear as principais concepções desta prática que, via de regra, problematiza o espaço de criação, exposição e fruição da encenação contemporânea.

Biografia do Autor

Jose Jackson Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Diretor, Ator, Iluminador e doutorando do Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Nova de Lisboa; Bacharel em Teatro com ênfase em direção teatral pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

AUGÉ, Marc. Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da

supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

CARREIRA, André. Teatro de invasión: la ciudad como dramaturgia. Cordoba: documenta/escenicas ediciaones, 2017.

FÉRAL, Josette. Teatro, teoria y prática: más Allá de lás fronteras. Buenos

Aires, Galerna, 2004.

FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo, trad." Diana González Martín. Madrid: Abada Editores, 2011.

FOUCAULT, Michel. Corpo Utopico, as heterotopias. São Paulo: n1 edições,

KAYE, Nick. Site-Specific Art: Performance, Place and Documentarion.

Londres: Routledge, 2006.

KAPROW, Allan. Como fazer um Happening. Horizonte expandido, 1966.

KWON, Miwon. One place after another: Site-specific art and locational

identity. London: The MIT Press, 2002.

LEMMAN, Has Thies. Teatro pós-drámatico. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MAURICIO, Anderson. Revista fagulhas II. organização de Paula Venâncio.

São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2016.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: perspectiva, 2007.

REBOUÇAS, Evill. A dramaturgia e a encenação no espaço não

convencional. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

SCHECHNER, Richard. Environmental theater. New York: Applause, 1994.

Publicado
2019-05-15
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena