Estado em cena: trajetória histórica das políticas culturais no Brasil, com foco sobre a área teatral

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir, em perspectiva histórica, a trajetória das políticas culturais no Brasil, buscando mapear e problematizar as diferentes relações que o Estado estabeleceu com o campo da cultura ao longo do tempo no sentido de fomentar a produção. Partindo da compreensão de que foi somente a partir dos anos 1930 – durante o primeiro governo de Getúlio Vargas – que passou a haver um conjunto de ações que tomaram a forma de política cultural no país, interessa debater as diferentes modalidades de incentivo e fomento à cultura que ganharam corpo de lá para cá, buscando evidenciar as formas de apoio existentes, bem como as diferentes concepções de cultura subjacentes a elas. Nas trilhas desse desenvolvimento histórico mais geral importa reconstituir, particularmente, o olhar do Estado sobre o teatro através da análise das políticas voltadas ao setor, interrogando sobre as hierarquias e classificações que elas dão a ver como também, e sempre que for o caso, as disputas  artísticas e reações  a que  deram ensejo.

Biografia do Autor

Simone do Prado Romeo, Universidade de São Paulo
Graduação em Ciências Sociais e Pós-graduação lato sensu em Fundamentos da Cultura e das Artes, ambas pela Unesp. Mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de São Paulo, doutoranda em Artes Cênicas da Escola de Comunicaçoes e Artes/USP.

Referências

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura: São Paulo no meio do século XX. São Paulo: Edusp,2a ed., 2015.

CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: dos anos 1930 ao século XXI. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

CANDIDO, Antônio. Prefácio. In: DUARTE, Paulo. Mario de Andrade por ele mesmo. São Paulo: Hucitec/Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1977.

CAMARGO, Angélica Ricci. Estado e teatro: as experiências da comissão do serviço nacional de teatro (1936-1945). Texto integrante dos anais do XX Encontro regional de História: História e Liberdade. Franca: ANPUH/SP, 2010.

CARVALHO, Sergio (org.). Introdução ao teatro dialético. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

CERQUEIRA, Amanda Patrycia Coutinho de, 2018. Política cultural e trabalho nas artes: o percurso e o lugar do Estado no campo da cultura. Revista Estudos Avançados 32 (92), 2018.

COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2a ed. [rev. e ampl.] São Paulo: Iluminuras, 2012.

CONH, Gabriel. A concepção da política cultural nos anos 70. In: MICELI, Sergio (org.) Estado e cultura no Brasil. São Paulo: Difel, 1984.

DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por Ele mesmo. São Paulo: Hucitec, 1977.

DURAND, José Carlos. Cultura como objeto de política pública. Rev. São Paulo em Perspectiva, 15(2) 2001.

MICELI, Sergio (org.). Estado e cultura no Brasil. São Paulo: Difel, 1984.

RUBIM, Antonio Albino Canelas & BARBALHO, Alexandre. (orgs.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.

MOSTAÇO, Edelcio. O teatro e a política cultural do governo. Rev. Estudos, vol. VII, no 62, junho de 2014.

ROMEO, Simone do Prado. O movimento arte contra a barbárie: gênese, estratégias de legitimação e princípios de hierarquização das práticas teatrais em São Paulo. Dissertação apresentada ao Departamento de Ciências Sociais da Unifesp, sob a orientação de Carolina Pulici. Guarulhos-SP, 2016.

SALA, Dalton. Mário de Andrade e o anteprojeto do serviço do patrimônio artístico nacional. Rev. Inst. Bras., SP, 31: 19-26, 1990.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. 2a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

WOO, Chin Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde 1980. São Paulo: Boitempo, 2006.

Publicado
2019-05-08
Seção
História das Artes e do Espetáculo