Rasaboxes em Jogo!

Joana Ribeiro da Silva Tavares, Ana Achcar, Adriana Ferreira Bonfatti

Resumo


O rasaboxes foi criado pelo diretor de teatro e teórico da performance Richard Schechner, através do aprimoramento de uma série de exercícios aplicados em oficinas intensivas na New York University (NYU), e com sua companhia de teatro East Coast Artists. A partir de 1999, rasaboxes foi desenvolvido como treinamento para artistas por Michele Minnick e Paula Murray Cole, entre outros colaboradores. Baseado na teoria da rasa apresentada na obra Natyasastra de Bharatamuni, articulada às teorias e práticas contemporâneas da psicologia e da neurociência, o rasaboxes treina performers para trabalhar com estados emocionais. Rasa, que em sânscrito significa suco, ou essência, é uma metáfora central para a experiência estética de compartilhar emoções (bhavas). O rasaboxes articula em jogo de improvisação oito rasas básicas e suas emoções correspondentes, livremente traduzidas do sânscrito como: bhayanaka (medo), raudra (raiva), sringara (amor), adbhuta (surpresa), hasya (humor), vira (coragem), karuna (tristeza), bibhatsa (repugnância) e as suas infinitas variantes e combinações; acrescidas posteriormente de shanta (paz). A partir de 2003 quando Michele Minnick ofereceu o curso “O Corpo Emocional” na UNIRIO e no Centro Laban-Rio, formou-se um núcleo de estudos em rasaboxes com artistas, pesquisadores e professores. Nestes últimos 15 anos, este núcleo vem atuando em diversas ações artístico-formativas, com suas decorrentes publicações.


Palavras-chave


Rasaboxes; Jogo; Improvisação

Texto completo:

PDF

Referências


Referências Bibliográficas

ACHCAR, Ana (org). O palhaço e o rasaboxes. Caderno de Textos sobre Rasaboxes, Coleção Cadernos, nº 4, 2016. Rio de Janeiro: Núcleo do Ator - Investigação e Documentação Teatral, UNIRIO.

_________. Palhaço de Hospital: Proposta Metodológica de Formação. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.

ARTAUD, Antonin. Um Atletismo Afetivo. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, s/d, p. 151-159.

BARTENIEFF, Irmgard; LEWIS, Dori. Body movement: coping with the environment. New York: Gordon and Breach, 1980.

CARVALHO, Flavio Ribeiro de Souza. O Ator Bricoleur. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.

GUIMARÃES, Fernanda Mareuse. O Rasaboxes na Preparação Corporal de Atores para a Teledramaturgia: Uma Proposta de Oficina. Monografia de Conclusão de Curso – Pós-graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas, Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, 2013.

HACKNEY, Peggy. Making connections: total body integration though Bartenieff fundamentals. Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1998.

LABAN, Rudolf. The mastery of movement (revised by Lisa Ullman). Fourth Edition. A Dance Books Publications,1974.

LECOQ, Jacques. O Corpo Poético. São Paulo: Editora Senac e Sesc São Paulo, 2010.

LOUREIRO, Angela. Effort: L’alternance dynamique. Paris: Ressouvenances, 2013.

MINNICK, Michele. Uma jornada com rasaboxes. Uberlândia, OuvirOuver, vol. 14, nº 1, 2018.

MINNICK, Michele e COLE, Paula Murray. O ator como atleta das emoções: o rasaboxes. Rio de Janeiro, O Percevejo online, Dossiê O Corpo Cênico: Linguagens e Pedagogias, vol 3, nº 1, PPGAC/UNIRIO, 2011.

_________. The actor as athlete of the emotions: the rasaboxes exercise. Movement for Actors. POTTER, Nicole (ed). New York: Allworth Press, 2002, p. 214-226.

MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

ROQUET, Christine. Da análise do movimento à abordagem sistêmica do gesto expressivo. Rio de Janeiro, O Percevejo online, Dossiê Corpo Cênico: linguagens e pedagogias, vol. 3, nº 1, PPGAC/UNIRIO, 2011.

SARMENTO, Júlia Peredo. Enlouquecer o Rasaboxes – produção de intensidades no trabalho do ator. Dissertação de Mestrado. Fortaleza: UFC, 2015.

SCHECHNER, Richard e LIGIÉRO, Zeca (org). A estética do Rasa. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012, pp. 129-155.

Sites

www.rasaboxes.org

http://hidvl.nyu.edu/video/000030401.html. Digital Video Library do Hemispheric Institute.

http://hemisphericinstitute.org/hemi/pt/modules/item/1314-east-coast-artists-benefit-rasaboxes-demonstration-2004. Hemispheric Institute Special Collections.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio