O curso de graduação em dança - licenciatura da EBA/UFMG: diálogos entre políticas públicas, projetos sociais e perfil discente

  • Ana Clara Buratto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Cristina Carvalho Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho integra pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo estabelecer diálogos entre as políticas públicas de expansão e democratização do ensino superior no país vivenciadas no início do século XXI, o contexto de implantação do Curso de Graduação em Dança - Licenciatura da EBA/UFMG e o seu perfil discente, considerando que a pesquisa foi construída a partir do pressuposto de que parte dos graduandos tiveram vivências em Dança em projetos sociais antes da sua entrada na UFMG. A metodologia de cunho qualitativo foi composta pelos seguintes procedimentos: a) análise documental da legislação pertinente e do Projeto Pedagógico do Curso (2009); b) Revisão bibliográfica das temáticas abordadas; d) Realização de entrevista com o Coordenador do Colegiado do Curso; c) Aplicação de questionário junto aos discentes do Curso. Com base na análise preliminar realizada, nota-se que a EBA/UFMG aderiu fortemente ao REUNI. A Graduação em Dança iniciou suas atividades em 2010 com alguns desafios, especialmente ligados à limitação de infraestrutura. Ressalta-se que características relacionadas à democratização do acesso foram identificadas no Curso de diversas formas, como por exemplo, o seu funcionamento noturno. O perfil discente encontrado constatou que a maior parte dos alunos do Curso tem perfil de cotista, independentemente de ter utilizado a reserva de vagas para ingresso na UFMG. Outro dado importante é que 55% dos participantes declararam ter frequentado aulas de dança em projetos sociais. Nesse sentido, com os desdobramentos futuros da pesquisa por meio da realização de entrevistas, pretende-se investigar como estes jovens compreendem os processos de formação vivenciados nos projetos sociais, analisando se os referidos processos podem ter relação com a escolha do Curso e com a entrada na UFMG.

Biografia do Autor

Ana Clara Buratto, Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutoranda. Bolsista FAPEMIG.
Ana Cristina Carvalho Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Artes Cênicas - DARC da Escola de Belas Artes da UFMG. Professora Adjunta.

Referências

ALVARENGA, Arnaldo Leite de. Licenciatura em Dança da UFMG: eixos na construção de um caminho. In: Instituto Festival de Dança de Joinville e Thereza Rocha (Orgs) - Graduações em dança no Brasil: o que será que será? Joinville: Nova Letra, 2016, p. 137-145.

ALVARENGA, Arnaldo Leite de. Entrevista concedida à pesquisadora Ana Clara Buratto. Belo Horizonte: 27 fev 2018.

BRASIL. Decreto nº 6096 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm . Acesso em 02 de fev 2017.

BRASIL. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 07 jul 2015.

ESCOLA DE BELAS ARTES – EBA/UFMG. Um pouco de história.

Disponível em: https://www.eba.ufmg.br/hist.html Acesso em 19 nov 2018.

ESCOLA DE BELAS ARTES – EBA/UFMG. O Curso de Artes Visuais. Disponível em: https://www.eba.ufmg.br/graduacao/artesvisuais/ indexartesv isuais.html Acesso em 19 nov 2018.

FERES JUNIOR, João. ZONINSEIN, Jonas. Introdução: ação afirmativa e desenvolvimento. IN: FERES JUNIOR, João; ZONINSEIN, Jonas (Orgs.). Ação afirmativa e universidade, experiências nacionais comparadas. Brasília: Ed. UnB, 2006.

LIMA, Edileusa Esteves. MACHADO, Lucília Regina de Souza. REUNI e Expansão Universitária na UFMG de 2008 a 2012. Educação &Realidade. 2016, vol.41, n.2, p.383-406.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. O que é reuni. Disponível em: http://reuni.mec.gov. br/o-que-e-o-reuni. Acesso em 04 jun 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. O que é Sisu? Disponível em: http://sisu.mec.gov.br /sisu#o_que_e. Acesso em 07 jul 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº2 – de 21 de julho de 2015. Define as Diretrizes Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file Acesso em: 19 nov 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Comissão de Estudo e Acompanhamento de Medidas de Inclusão no Corpo Discente da – CAIS. [Política de Bônus da UFMG]. Disponível em: https://www2.ufmg.br/cais/cais/home/A-POLITICA-DE-BONUS-NA-UFMG. Acesso em: 07 jul 2015

PEIXOTO, Maria do Carmo Lacerda. BRAGA, Mauro Mendes. Ações afirmativas no Ensino Superior e o Programa de Bônus para Ingresso nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, jan/ ab 2012, 93, 233, p. 166-188.

TAKAHASHI, Ricardo H., CAMINHAS, Walmir M., PENA, Carolina S. Mudanças no Ensino de Graduação da UFMG: Análise e Perspectivas. Disponível em: https://www.ufmg.br/prograd/arquivos/acontece/ApEst.pdf. Acesso em 07 jul 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA. Processo Seletivo Artes – Processo seletivo para os cursos de Artes, Música e Teatro. Disponível em: https://ingresso.ufba.br/vestibular-artes Acesso em 03 abr 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE. Edital Vestibular Habilidades 2018. Disponível em https://www.ufmg.br/copeve/Arquivos/2017/vest_ edital_ufmg 2018.pdf. Acesso em 24 abr 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - Curso de Licenciatura em Dança. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Dança. Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais,2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto REUNI enviado. 14 nov 2007. Disponível em: https://www.ufmg.br/reuni/ Acesso em 12 fev 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação – Setor de Estatística. Avaliação dos Cursos de Graduação Presenciais da UFMG: coletânea de Relatórios Técnicos. 2016. Disponível em: https://www.ufmg.br/prograd/arquivos/Est/ RelEst2016.pdf. Acesso em 05 abr 2018.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança