O curso de graduação em dança - licenciatura da EBA/UFMG: diálogos entre políticas públicas, projetos sociais e perfil discente

Ana Clara Buratto, Ana Cristina Carvalho Pereira

Resumo


O presente trabalho integra pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo estabelecer diálogos entre as políticas públicas de expansão e democratização do ensino superior no país vivenciadas no início do século XXI, o contexto de implantação do Curso de Graduação em Dança - Licenciatura da EBA/UFMG e o seu perfil discente, considerando que a pesquisa foi construída a partir do pressuposto de que parte dos graduandos tiveram vivências em Dança em projetos sociais antes da sua entrada na UFMG. A metodologia de cunho qualitativo foi composta pelos seguintes procedimentos: a) análise documental da legislação pertinente e do Projeto Pedagógico do Curso (2009); b) Revisão bibliográfica das temáticas abordadas; d) Realização de entrevista com o Coordenador do Colegiado do Curso; c) Aplicação de questionário junto aos discentes do Curso. Com base na análise preliminar realizada, nota-se que a EBA/UFMG aderiu fortemente ao REUNI. A Graduação em Dança iniciou suas atividades em 2010 com alguns desafios, especialmente ligados à limitação de infraestrutura. Ressalta-se que características relacionadas à democratização do acesso foram identificadas no Curso de diversas formas, como por exemplo, o seu funcionamento noturno. O perfil discente encontrado constatou que a maior parte dos alunos do Curso tem perfil de cotista, independentemente de ter utilizado a reserva de vagas para ingresso na UFMG. Outro dado importante é que 55% dos participantes declararam ter frequentado aulas de dança em projetos sociais. Nesse sentido, com os desdobramentos futuros da pesquisa por meio da realização de entrevistas, pretende-se investigar como estes jovens compreendem os processos de formação vivenciados nos projetos sociais, analisando se os referidos processos podem ter relação com a escolha do Curso e com a entrada na UFMG.

Palavras-chave


Licenciatura em dança. Formação. Projetos sociais. Democratização.

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