Nossos “ancestrais” de rua: um princípio de revisão da história do teatro de rua brasileiro, ampliando o olhar para a cena nordestina

  • Alexandre Falcão de Araújo Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O esforço de sistematizar uma história do teatro de rua brasileiro é relativamente recente e, como reiteradamente ocorre em nossa historiografia teatral, tal história ainda é muito centrada em torno da produção do centro-sul do país. Durante meu processo de pesquisa no doutorado, utilizando a metodologia de História Oral Híbrida, venho realizando entrevistas e tendo acesso a materiais e registros que podem contribuir para ampliar tal processo historiográfico, em especial no que tange aos registros de parte da produção teatral nordestina. Tais produções são ainda pouco conhecidas fora de sua região de origem, mas foram pioneiras em diversos procedimentos que na atualidade são praticados dentro do âmbito do teatro de rua. Reivindico como “ancestrais” do teatro de rua brasileiro iniciativas como a Barraca do Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP), liderado por Hermilo Borba Filho, no final da década de 1940, e as experiências da década de 1960 do Teatro de Cultura Popular (TCP), ligado ao Movimento de Cultura Popular (MCP), de Pernambuco. Espero, com a divulgação e análise de tais experiências, estimular a ampliação do olhar sobre a produção teatral de rua brasileira e sua ascendência.

Biografia do Autor

Alexandre Falcão de Araújo, Universidade Federal de Rondônia
Ator formado pela ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André, bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e mestre e doutorando Artes pela Universidade Estadual Paulista. Professor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia.

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Documentos orais – entrevistas

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CONSTÂNCIO, Rudimar. Recife, 03/10/2018 (gravação em áudio).

Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Cênicas na Rua