Um fazer artístico afro diaspórico a partir da contação de histórias de Orixás

  • Lia Franco Braga Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Teodora de Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Essa escrita reflete alguns trajetos teórico-metodológicos em curso, por ocasião da dissertação em andamento junto ao Mestrado em Artes Cênicas da UFRN. Propõe-se aprofundar um recorte de um dos eixos a serem abordados na pesquisa, ao contemplar a performance de contar histórias, em uma perspectiva africana, a partir do universo dos deuses orixás. Neste sentido, dialoga com autores como Isac Bernat (2013), que desvenda ensinamentos do griot africano Sotigui Kouyaté e Ligiéro (2011), que propõe estudo das performances afro-brasileiras. Ambos autores abordam estas perspectivas em contextos artísticos; J.Vansina (2010) e A. Hampaté Bâ (2010), dão ênfase às tradições orais africanas; e Prandi (2001), apresenta os mitos africanos dos orixás. A partir deste diálogo busca-se configurar um modo de fazer artístico afro diaspórico conectado com a ancestralidade negra, ao proporcionar um olhar aguçado sobre o atual cenário das africanidades. Neste sentido, pretende-se contribuir para dar visibilidade analítica às práticas artístico-pedagógicas das culturas negras no campo do conhecimento das Artes Cênicas.

Biografia do Autor

Lia Franco Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestranda em Artes Cênicas, Departamento de Artes - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/PPGARC da UFRN.
Teodora de Araújo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Docente do Curso de Licenciatura em Dança/UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFRN, coordenadora do Grupo de Dança da UFRN e diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN; Diretora artística, docente, pesquisadora.

Referências

BÂ, Amadou Hampaté, A. Tradição Viva In. História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África / editado por Joseph Ki -Zerbo. – 2.ed. rev. – Brasília : UNESCO, 2010.

BERNAT, Isaac. Encontros com o griot Sotigui Kouyaté. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicorraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2009.

GRIOTAGEM.WORDPRESS.COM. O Saber Griot. Disponível em: https://griotagem.wordpress.com/a-sabedoria-griot/. Acesso em: 13 out. 2018.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudos das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. (Org.) Brasília: Edições. MEC/BID/UNESCO, 2001.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores. Fortaleza: EdUECE, 2015. 261 p.

PRANDI, Reginaldo. Os Ibejis enganam a Morte. In: Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 375-377.

VANSINA, J. A tradição oral e sua metodologia. In KI-ZERBO, J (org). História Geral da África: Metodologia e pré-história da África. Tomo I, São Paulo, UNESCO, 1982.

Publicado
2019-05-09
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização