Máscara da bufona, mitologias e feminino na cena – ConFabulAções

Resumo

A pesquisa no campo da Máscara tem foco no corpo máscara da Bufona que, com sua estética grotesca e alegórica, utilizando-se do riso em todas as suas facetas, da metáfora, da paródia, da loucura, do carnaval, da obscenidade, da amoralidade, dos jogos de duplo sentidos e muitos outros instrumentos, questiona os caminhos da mulher na sociedade, trazendo à tona mitos que, quando utilizados por um viés patriarcal, acabam reforçando um senso comum equivocado e machista. As Bufonas em cena confabulam e apresentam uma perspectiva plural de enredamento e dinâmicas sociais entre a Mulher e Lilith, Eva, Maria, Madalena, Psiquê, Pandora, Medéia, a Mãe, a Filha, a Negra, a Indígena, a Feiticeira, a Madrasta, a Princesa, entre outros.  No decorrer da encenação e dramaturgia, a máscara da bufona revela a Mulher e apresenta as deusas Kali, Baubo e Pombogira como possíveis forças de regeneração, renascimento e reviravolta pivotante da Mulher sobre ela mesma e na sociedade.

Biografia do Autor

Joice Aglae Brondani, Universidade Federal da Bahia
Departamento de Fundamentos do Teatro da Escola de Teatro da Universidade Fedaral da Bahia.

Referências

AUGRAS, Monique. Imaginário da magia: magia do imaginário. Petrópolis: Vozes e Editora da PUC, 2009.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. 3ªed. SP: Martins Fontes, 2009.

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. 2ª ed. São Paulo: DIFEL, 1986.

BAKHTIN, Mikhaïl. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC. 4ª edição, 1999.

BARRIO, Angel-B. Espina. Manual de Antropologia Cultural. Recife: Ed. Massangana, 2005.

BARTHES, Roland. Mitologias. Trad. Rita Buogermino e Pedro de Souza. São Paulo: DIFEL, 1982.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Vol. III. Petrópolis: Vozes, 1992.

BRONDANI, Joice Aglae. O Bufão, a Comédia, a Cena e o Jogo. In Arte da Cena, v. 3, n. 2, p. 41-58, Goiânia: 2017. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/artce

BRONDANI, Joice Aglae. A Máscara e a Sombra: Palco e Vida In Arte da Cena, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 21-42, Jan-jun/2017. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/artce

BRONDANI, Joice Aglae. “Bufão: Máscara e Conexões Rituais” In Conceição | Concept., Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 15-34, jan./jun. 2017.

BRONDANI, Joice Aglae. “Máscaras Femininas da Commedia dell’Arte. Um Caminho para uma Dramaturgia” In Anais IX Congresso da ABRACE, Pp.2951-2972. Uberlândia-MG, 2016.

BRONDANI, Joice Aglae. A Máscara e a Sombra: L’Arte della Cortigiana In Repertório, Salvador, nº 26, p.151-160, 2016.1.

BRONDANI, Joice Aglae. "Estados Alterados In⁄conscientes” in Grotowski e Estados Alterados de Consciência. Teatro-Máscara-Ritual (Org) Joice Aglae BRONDANI. Ed. Giostri – São Paulo-SP – 2015

BRONDANI, Joice Aglae. Uma Fala Mítica – Reflexões Sobre. Práticas Espetaculares Populares Brasileiras. In Scambio dell'Arte Commedia dell'Arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. (Org.) BRONDANI, Joice Aglae. Fast Design, Salvador-BA, 2013 (p.13-30). ISBN: 9788588863378.

BRONDANI, Joice Aglae. A Máscara: Do Bufão ao Clown. In. Teatro-Máscara-Ritual. (Org.) BRONDANI, Joice Aglae; LEITE, Vilma Campos; TELLES, Narciso. Ed. Alínea, Campinas - SP, 2012 (p.71-90).

BRONDANI, Joice Aglae. Práticas Espetaculares Populares Brasileiras: Força Motriz para um Trabalho de Ator - Técnica de translocação caleidoscópica. In Mimus Revista on-line de Mímica e Teatro Físico. Ano 2. No.3 - jan.2010 (p.08-24).

BRONDANI, Joice Aglae. Varda Che Baucco! Transcursos Fluviais de uma Pesquisatriz: Bufão, Commedia dell’Arte e Manifestações Espetaculares Populares Brasileiras. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2010.

CAILLOIS, Roger. Les jeux et les hommes – Le masque et le vertige. Paris/FR: Gallimard, 1967.

CAMPBEL, Joseph. As máscaras de Deus – Mitologias Primitivas. Trad. Carmem Fisher. São Paulo: Palas Athena, 1992.

DEGANO, Alfonso Renzo. L’Uomo e la Maschera. In Progetto Sciamano 2005. Riti d’incontri. Org. Claudia Contin. Pordenone/IT: Ed.Provincia di Pordenone, 2005.

FREUD, Sigmund. Fetichismo (1927). In: Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud - Vol.XXI. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1974.

GINZBURG, Carlo. Storia Notturna. Una decifrazione del Sabba. Torino/IT: Giulio Einaudi editore s.p.a, 2008.

GOODOY, Jack. O mito, o ritual e o oral. Trad. Vera Joscelyne. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1993.

JUNG, Carl Gustav. Obra Completa de C.G. Jung. V. 9∕. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

______. Obra Completa de C.G. Jung. V. 8∕1. A Energia Psíquica. A Dinâmica do Inconsciente. Trad. Maria Luiza Appy. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

JUNQUEIRA, Carmen. Antropologia Indígena. Uma Introdução. São Paulo: EDUC, Série Trilhas, 2002.

Publicado
2019-05-09
Seção
Mito, Imagem e Cena