As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para o Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este relato da experiência refere-se ao processo de montagem coreográfica desenvolvida no Projeto 200 anos: Orgulho de Ser Alagoano, na Escola Estadual Doutor Edson dos Santos Bernardes, em Maceió – Alagoas, durante o ano de 2017, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A experiência envolveu duas etapas:1ª) ações de observação e análise do campo de trabalho docente e planejamento de suas ações didáticas; 2ª) ações criativo-pedagógicas com jovens e adultos, que culminaram na produção de uma montagem coreográfica, apresentada no evento esportivo Abertura dos Jogos Internos. O processo criativo foi baseado em movimentos do cotidiano e teve como temática a inclusão social. O planejamento das atividades das autoras foi baseado no seguinte referencial bibliográfico: Miller (2007), Fernandes (2006) e Laban (Ullman org., 1978). Constatou-se que o Pibid/Dança é de extrema relevância para a formação profissional e seu aperfeiçoamento, ao possibilitar a inserção dos licenciandos no contexto da escola pública.

Referências

CAPES. Portal do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 25/04/2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. 5.ed. Edição organizada por Lisa Ullmann [tradução: Anna Maria Barros De Vecchi e Maria Sílvia Mourão Neto]. São Paulo: Summus, 1978.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

LOBO, Lenora; NAVAS, Cássia. Arte da Composição: Teatro do Movimento. Brasília : LGE, 2008.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. 2. ed. São Paulo: Summus, 2007.

OLIVEIRA, Wilandia Mendes. Uma abordagem sobre o papel do professor no processo ensino/aprendizagem. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_28_1391209402.pdf. 2014>. Acesso em: 01/10/2018.

Publicado
2019-06-08
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas