Atrizes gordas: como os padrões estético-corporais são construídos em nossa cultura

  • Márcia Metz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo discute a hipótese de que o protagonismo teatral feminino repercute um padrão estético-corporal análogo ao padrão estético-midiático vigente. São apresentados dados parciais da pesquisa de mestrado intitulada “Atrizes Gordas: o padrão estético-corporal das protagonistas teatrais”, que busca determinar, através de uma amostra quantitativa, o padrão corporal que se repete na cena teatral. Através da relação entre esses dados e o referencial teórico, procura desmistificar a existência de algo que seja natural do ponto de vista cultural e tenta mostrar como se constrói um imaginário que associa as mulheres gordas ao fracasso, desleixo e feiura. Para que assim na continuidade do estudo seja possível mostrar a resistência das atrizes gordas que atuam no teatro com a beleza de seus corpos não padronizados.

Biografia do Autor

Márcia Metz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ASSIS, Cássia Lobão; NEPOMUCENO, Cristiane Maria. Processos culturais: endoculturação e aculturação. Aula 8 da disciplina Estudos Contemporâneos da Cultura do Programa Unidis Grad. Campina Grande: UEPB, 2008.

BERGER, Mirela. Corpo e identidade feminina. São Paulo: USP, 2006. Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia.

EIRAS, Natália. Sem barriga e celulite: padrão de beleza também afeta modelos plus size. Universa – UOL. São Paulo, 2016. Disponível em: https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2016/09/13/sem-barriga-e-celulite-padrao-de-beleza-tambem-afeta-modelos-plus-size.htm. Acesso em: 7 nov. 2018.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

HALL, Edward Twitchell. Qu’est-ce que l aculture. In: Le langage silencieux. Paris: Editions du Seuil, 1984. p. 38-51.

MARCELJA, Karen Grujicic. Gordura e feminilidade: apontamentos sobre beleza e inclusão na cultura contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18., Brasília, 2017. Anais... Brasília, 2017.

QUEIROZ, Renato da Silva; OTTA, Emma. A beleza em foco: condicionantes culturais e psicológicos na definição da estética corporal. In: O corpo do brasileiro: estudo de estética e beleza. São Paulo: SENAC, 2000.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala. Belo Horizonte: Letramento, 2017.

ROMANO, Lúcia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. A história da beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

VIGARELLO, Georges. As metamorfoses do gordo: história da obesidade no Ocidente da Idade Média ao século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

WOLF, Naomi. O mito da beleza. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo