Espetáculo Marias do Brasil e a experiência teatral de rua na universidade - diálogo entre processo de montagem teatral universitária e as dinâmicas da rua

  • Patrícia Caetano de Oliveira Anthony Universidade Regional do Cariri

Resumo

O presente artigo tem como intuito relatar a experiência de montagem do espetáculo Marias do Brasil e refletir sobre as estratégias de montagem de espetáculos de rua dentro do ambiente da universidade. A referida experiência é o resultado do processo pedagógico do componente curricular Formas Sonoras, do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri - URCA ministrado no período 2017.2, correspondente ao primeiro semestre do ano de 2018. As reflexões do processo foram alimentadas por diversos artigos e reflexões de pesquisadores das artes cênicas de rua, autores, compositores e artistxs brasileirxs, tais como Jussara Trindade, Amir Haddad, Licko Turle, Adailton Alves, Chico César. O trabalho investiga dramaturgicamente as diversas interpretações da história do Brasil através das metodologias de construção cênicas para a rua, seus espaços e estruturações partem do olhar da etnocenologia ao mesmo tempo que reflete sobre o formato de fábula proposto pelo compositor Chico César em sua dramaturgia que tem a música cênica como elemento condutor.

Biografia do Autor

Patrícia Caetano de Oliveira Anthony, Universidade Regional do Cariri
Atriz, bailarina-intérprete-criadora, pesquisadora, Mestre em Retórica de Artes pela Université de Pau et Pays de L'Adour - França, Docente do Departamento de Teatro da Universidade Regional do Cariri - URCA e integrante e fundadora do Coletivo Fulô.

Referências

DEL PICCHIA, Juliana Miranda Martins. In: DEL PICCHIA, Juliana Miranda Martins; ROCHA, Raimundo Andrade; PEREIRA, Denise Perdigão. Émile Jaques-Dalcroze: fundamentos da rítmica e suas contribuições para a educação musical. REVISTA MODUS, Belo Horizonte, v. 8, n. 12, p. 73-88. 2013.

FERNANDINO, Jussara Rodrigues. Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

SANTOS, Márcio Silveira dos. Um artista de rua faz mais que um ministro da cultura. Porto Alegre: Ueba, 2018

TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara. Tá na rua: teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura e ator sem papel. Rio de Janeiro: Instituto Tá na Rua, 2008.

TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara. Teatro de rua no Brasil: a primeira década do terceiro milênio. Funarte: E-papers, 2010

TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara e GOMES, Vanéssia (Org). Teatro de rua - discursos, pensamentos e memórias em rede. Aldeia Casa Viva. 1 ed. 2016.

Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Cênicas na Rua