Danças compartilhadas: reflexões sobre práticas com dança coral na educação escolar

  • Jefferson Melo de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo busca refletir a partir das primeiras inquietações da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN, tendo como objeto de estudo a Dança Coral, tal qual proposta pelo estudioso Rudolf Von Laban. A discussão, partindo de uma interpretação da supracitada dança em seu contexto histórico e em sua poética, foca a possibilidade de abordá-la como proposição no âmbito escolar em uma experiência desenvolvida em uma escola pública com crianças de 10 a 11 anos de idade. O presente trabalho apresenta apontamentos sobre as relações tecidas entre a poética da aprendizagem da Dança Coral e como se propicia um processo de aguçamento focal de percepções da dança, processo ativado pela ludicidade, pela improvisação dirigida, pelo diálogo intercorporal, buscando contribuir para a memória e sensibilização inicial em dança. A partir da pesquisa, foi possível constatar que a prática com a Dança Coral se mostrou como uma proposição potente, estratégica e possivelmente agregadora de variados conteúdos em dança, favorecendo o contato sensível, criativo na ampliação das micropercepções e repertórios de movimentos, em um processo compartilhado que implica, assim, as dimensões individual e social dos indivíduos.

Biografia do Autor

Jefferson Melo de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestre em Artes cênicas pelo PPGARC/UFRN.

Referências

ACERVO MUSEU DA DANCA. Workshop Dança Coral e Arte do Movimento com Lisa Ullmann. – 1978. Disponível em: http://acervomuseudadanca.com.br/workshoplisa-ullmann-1978/. Acesso em: 30 de julho de 2018.

ACERVO MUSEU DA DANCA. Ensaio para Dança Coral Origens I – 1990.

Disponível em: http://acervomuseudadanca.com.br/ensaio-para-danca-coralorigens-i-1990/?_sf_s=dan%C3%A7a+coral+origens. Acesso em 30 de julho de 2018.

ACERVO MUSEU DA DANCA. Dança Coral Origens II – 1991. Disponível em: http://acervomuseudadanca.com.br/danca-coral-origens-ii-1991-2/. Acesso em 30 de julho de 2018.

ARAÚJO, Márcia Virgínia. Gestos Cantados: Princípios Rituais na Composição em Dança-Coral. In: FERNANDES, Ciane; REIS, Andréia Maria Ferreira (Org.) Cadernos do GIPE–CIT: Estudos Em Movimento II: Corpo, Criação e Análise. n. 19, abr. 2008 Salvador (Ba): UFBA/PPGAC, 2008. p. 44-58.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Artes. Brasília, MEC/ SEF, 2001.

HODGSON, John; PRESTON-DUNLOP Valerie. Rudolf von Laban: an introduction to his work and influence. Plymouth: Northcote House, 1990.

LAUNAY, Isabelle. Laban, ou a experiência da dança. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de dança 1. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2006.

LABAN, Rudolf. A life for dance. London: Macdonald and Evans, 1975.

______. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

LIMA, Maristela Moura Silva, VIEIRA, Alba Pedreira. Dança Coral: ampliando o acesso da sociedade à dança. In: LARA, Larissa M. (orga). Dança: dilemas e desafios na contemporaneidade. Maringá: EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2009.

MOMMENSOHN, Maria e PETRELLA, Paulo (Org.). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

PARTSCH-BERGSOHN, Isa. Laban. In: FERNANDES, Ciane; REIS, Andréia Maria Ferreira (Org). Cadernos do GIPE–CIT, Estudos Em Movimento I: Corpo, Crítica e História. N. 18, abr., Salvador, UFBA/PPGAC, 2008. p. 101-113.

PATERNOSTRO, Carmem. Corpo e Sociedade na Alemanha entre guerras. Anais do VI Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador, BA, 2011.

PATERNOSTRO, Carmen. Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin. 2011. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) — Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro / Escola de Dança, Salvador, 2011. Disponível em:

https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9430/1/Tese%2520Carmen%2520Schaffner.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2013.

RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.

RENGEL, Lenira. Fundamentos para Análise do Corpo Expressivo. In: MOMMENSOHN, Maria; PETRELLA, Paulo (Org.). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

RENGEL, Lenira. Os temas de movimento de Rudolf Laban: modos de aplicação e referências i, ii, iii, iv, v, vi, vii e viii. São Paulo: Annablume, 2008.

SCIALOM, Melina. Laban plural: um estudo genealógico do legado de Rudolf Laban no Brasil. Dissertação - UFBA, 2009.

THORNTON, S. Laban´s theory: a new perspective. London: Boston: Macdonald and Evans e Plays, 1971.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança