Apontamentos sobre um processo colaborativo no ensino das Artes Cênicas.

Resumo

O trabalho realiza um relato de experiência sobre um processo de criação teatral instaurado em regime colaborativo no âmbito escolar no ensino médio, no IFRJ - Campus Rio de Janeiro. Neste contexto, o grupo elegeu como tema o estarrecedor caso da jovem que sofreu um estupro coletivo por trinta e três homens em um subúrbio carioca, fato largamente noticiado pela mídia. O eixo abordado para a presente reflexão são os princípios de criação que favoreceram a elaboração de tal processo, levando o grupo a chegar ao citado caso como tema e fonte de inspiração. A partir daí pretende-se estabelecer um esboço do que poderia ser uma filosofia para criação colaborativa, pensando suas implicações. Para isso o trabalho parte da ideia de encontro de Jerzy Grotovski, passa pela noção de ética tal como apresentada por Marcelo Andrade e Yves de La Taille e explora princípios de criação pelo jogo a partir das ideias de Ariane Mnouchkine e Ana Achcar. Por fim, propõe uma leitura deste processo enquanto ação educativa intercultural, procurando perceber que tipo de temática mobiliza este tipo de produção e solicita a coletividade como veículo expressivo.

Biografia do Autor

Aramís David Correia, UNIRIO-PPGAC IFRJ- Campus Maracanã

Coordenação de códigos e Linguagens - Setor de Artes

Referências

ACHCAR, Ana. Palhaço de Hospital: proposta metodológica de formação. Tese de Doutorado em Artes Cênicas ¬ Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO¬PPGAC), Rio de janeiro, 2007.

ANDRADE, Marcelo. Tolerar é pouco?: pluralismos, mínimos éticos e prática pedagógica. Petrópolis: DP et Alii/DePetrus; Rio de Janeiro:Novamérica,2009.

ARAÚJO, Antônio. A gênese da vertigem: o processo de criação de o paraíso perdido. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2011.

BOGART, Anne. A preparação do diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouschkine¬ Erguendo um monumento ao efêmero. São Paulo: ed. Senac São Paulo/Edições SESC SP, 2010.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1987.

LISPECTOR, Clarisse. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Publicado
2019-06-08
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas