O treinamento viewpoints: conexões entre corpo e cognição, prática como pesquisa

  • Fatima Wachowicz Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente trabalho sugere o treinamento Viewpoints (BOGART; LANDAU: 2005) como procedimento tanto da prática corporal quanto da pesquisa nas conexões entre corpo e cognição. Com base em perspectivas e conhecimento da psicologia cognitiva, busca-se explorar como os Viewpoints podem afetar a criação do movimento, o desenvolvimento de improvisações e composições cênicas. Neste artigo, abordamos os conceitos de “ouvir com todo o corpo” e o Soft Focus, sugeridos por Bogart e Landau (2005), como parte fundamental do treinamento que ativa a visão periférica (Soft Focus).  A visão periférica é importante para a capacidade de atenção encoberta (covert attention), pois contribui para a manutenção e controle da postura estável em pé, a determinação da orientação perceptual do corpo e percepção da postura e equilíbrio corporal (FINDLAY: 2003). De acordo com a literatura, o treinamento Viewpoints (CLIMENHAGA: 2010; BOGART: 2003: 2005; RAVID: 2008) desenvolve os sentidos para responder rapidamente aos estímulos externos, destaca a atenção e consciência do artista, constrói a consciência perceptiva de si e a conexão com os outros, melhora a sensação de vivacidade no palco, desenvolve a consciência aberta e a responsabilidade de criar uma dinâmica de grupo que leva a experimentar as conexões criadas com os outros. Apresentamos as investigações produzidas pelo grupo de pesquisa e alunos do Programa de Pos-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, realizadas após o periodo Pós-Doutoral (Western Sydney University/WSU - CAPES/2015).

Biografia do Autor

Fatima Wachowicz, Universidade Federal da Bahia

Dançarina, atriz, pesquisadora e professora. Pós-Doutora pela Western Sydney University, Australia (CAPES/2015). É professora na Escola de Dança e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança/UFBA.

Referências

BELEM, Elisa. Estruturas Horizontais. Rascunhos, Uberlandia v.1,n.2, p. 16-27, jul/dez, 2014.

BERENCSI, Andrea, ISHIHARA, Masami, IMANAKA, Kuniyasu. The functional role of central and peripheral vision in the control of posture. Human Movement Science, v.24, p. 689–709, 2005.

BOGART, Anne, LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: A practical guide to Viewpoints and composition. Theatre Communications Group, NY, 2005.

BOGART, A. A Director Prepares: Seven Essays on Art and Theatre. Routledge: NY, 2003.

CHRISTENSEN, L.B. Experimental methodology. 10th Edition, Pearson International Edition, Allyn & Bacon, United States of America, 2007.

CLIMENHAGA, Roy. Anne Bogart and Siti Company: Creating the moment. Ed. Alison Hodge Actor Training, 2nd Edition. Taylor & Francis e-library, Routledge: p. 288-304, 2010.

DEARING, Ryan R., HARRIS, Laurence R. The contribution of different parts of the visual field to the perception of upright. Vision Research, n.51, p.2207-2215, 2011.

FINDLAY, John M. Visual Selection, Covert Attention And Eye Movements. In FINDLAY, John M., GILCHRIST, Iain D. Active vision: the psychology of looking and seeing. NY: Oxford University Press, p.35-54, 2003.

RAVID, O. Paradigms in praxis: Shaping practitioners’ view of reality by Viewpoints training. (2008) Disponível em https://www.academia.edu/1755285/Paradigms_in_Praxis_Shaping_Practitioners_View_of_Reality_through_Viewpoints_Training (acessado em 15/10/2016)

HEALD, Lorie Elizabeth. Bridging the gap between dance and theatre: a physical approach to teaching theatre at a secondary level. 1999. 125 paginas. Tese apresentada para a Faculdade do Departamento de Artes Teatro, na Universidade do Arizona/USA, para obtenção de grau de Mestre em Artes. Arizona, 1999.

JACKSON, G. Judson Church: Dance. (2012) Disponivel em http://www.danceheritage.org/treasures/judsonchurch_essay_jackson.pdf (acessado em 05/11/2018)

LEONARD, N.E., YOUNG, G.F., HOCHGRAF, K., SWAIN, D.T., TRIPPE, A., CHEN, W., FITCH, K., MARSHALL, S. In the Dance Studio: An Art and Engineering Exploration of Human Flocking. In: LaViers A, Egerstedt M (eds) Control and art. Springer, New York, 27-49, 2014.

PARISE, C.V., SPENCE, C. When birds of a feather flock together: Synesthetic correspondences modulate audiovisual integration in non-synesthetes. PLoS ONE 4(5): e5664, 2009.

WACHOWICZ, F. O treinamento Viewpoints: uma pratica que amplia a

atenção. Revista Eletronica MAPA D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performance) Digital, Salvador, jun. 3(1): 103-112, 2016.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança