Variedades teatrais no teatro de variedades

  • Lílian Rúbia da Costa Rocha Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho

Resumo

O Teatro de Variedades santista recebeu diferentes grupos, companhias e artistas com repertórios diversificados que conviveram e construíram espetáculos com diversas expressões artísticas. O modelo de produção que este tipo de teatro utilizou foi fundamental para popularização e diversificação do teatro popular no país. Os espetáculos de teatro de variedades tiveram influências de gêneros e linguagens distintas; Entre elas: circo, teatro de revista, zarzuela, etc. Essa relação possibilitou um ambiente propício à interlocução e trocas artísticas, transformando-se em uma referência importante para a formação das cenas teatrais no Brasil. Reuni alguns aspectos deste teatro, no intuito de compreender os inúmeros elementos que compõem o gênero.

Biografia do Autor

Lílian Rúbia da Costa Rocha, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho
Mestre em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

ABREU. Martha. O império do divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

ANTUNES, Delson. Fora do sério - um panorama do teatro de revista no Brasil. Rio de Janeiro. Funarte. 2004.

ARAUJO, Vitor Gabriel de. Zarzuela: o teatro musical espanhol em São Paulo. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2000.

ARAÚJO, Vicente de Paula. Salões, circos e cinemas de São Paulo. Editora Perspectiva, São Paulo, 1981.

AVANZI, Roger & TAMAOKI, Verônica. O Circo Nerino. São Paulo: Editora Pindorama Circus. 2014.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

BORBA FILHO, Hermilo. Fisionomia e espírito do mamulengo: o teatro popular no Nordeste. São Paulo: Editora Nacional, 1966.

BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. Tradução Marina Appenzeller. 2 ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.

DIAS, José da Silva. Teatros do Rio: do século XVIII ao século XIX. Rio De Janeiro: Funarte, 2012.

FONSECA, Denise Sella. Uma “Colcha de Retalhos” a música em cena em São Paulo entre o final do século XIX e início do XX. Dissertação (Mestrado) – 118 Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

FRANCO, Maria Isabel Silva. A redescoberta da festa - o teatro amador na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Dissertação (Mestrado) – Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

FREIRE, Susanita. O fim de um símbolo: Theatro João Minhoca Companhia Authomatica. Rio de Janeiro: Achiamé, 2000.

GARCÍA, Manoel Gómez. Dicionário akal de teatro. Madrid: Ediciones Akal, 1997.

GUARDENTI, Renzo. Comedia dell’arte na França e teatro das feiras. Revista Repertório, Salvador, n 26, p.37-52, 2016.1.

GUIMARÃES, Carmelinda. Memória do teatro de Santos. Santos: Prefeitura de Santos, 1996.

LANNA, Ana Lúcia Duarte. Uma cidade na transição Santos: 1870-1913. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.

LÁZARO, José. La España moderna. Madrid: Casa Editorial, 1915.

LIMA, Claudio Flores Serra. O teatro de variedades em J.-K. Huysmans: elementos da cenografia enunciativa. Dissertação de mestrado. Programa de 119. Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

MARTINS, William de Souza Nunes. Paschoal Segreto: “Ministro das Diversões” do Rio de Janeiro (1883 – 1920). Dissertação (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

MATOS, Maria Izilda Santos de. Santos: porto, deslocamentos e representações. Revista Porto, v. 1, n. 2, 2012, p. 93-115.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. 3.ª ed. São Paulo: Editora Hucitec/Unesp, 1998.

MARZANO, Andrea. Cidade em cena: o ator Vasques, o teatro e o Rio de Janeiro (1839-1982). Rio de Janeiro: Folha Seca, 2008.

MENCARELLI, Fernando Antônio. Cena aberta: a absolvição de um bilontra e o teatro de revista do Arthur Azevedo. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

MENCARELLI, Fernando Antônio. A voz e a partitura: teatro musical, indústria e divertimento cultural no Rio de Janeiro (1868-1908). Tese (Doutorado) – Instituto Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

OLIVEIRA, Vanessa Teixeira de. Eisentein ultrateatral: movimento expressivo e montagem de atrações na teoria do espetáculo de Serguei Eisentein. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.

PAIVA, Ricardo Martins de. A dramaturgia de Ariano Suassuna. Tese (Doutorado) – Departamento of Spanish an Portuguese, Indiana University, Bloomingtom, 1979.

PEIXOTO, Bianca. Imbricamento circo & dança – uma questão evolutiva. Artigo apresentado: VI Congresso de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2010.

PEREIRA, Matheus Serva. Uma viagem possível: da escravidão à cidadania. Quintino de Lacerda e as possibilidades de integração dos ex-escravos no Brasil. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011, p. 236.

PIMENTA, Daniele. A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. Tese (Doutorado em Artes). Unicamp, 2009.

PROPP, Vladímir. Comicidade e riso. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Editora Ática S.A, 1992.

RABETTI, Maria. Histórias de uma atuação do passado: a cena de baderna impressa nos jornais. Artigo apresentado: IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2006.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 2005, 2ª edição

ROSEMBERG, André. Uma cidade em crônica. In: Ordem e Burla: processos sociais, escravidão e justiça em Santos. São Paulo: Alameda, 2006.

ROUDINESCO, Elisabeth. A análise e o arquivo. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2006.

SÁNCHEZ, José. La escena moderna: manifiestos y textos sobre teatro de la época de vanguardias. Madrid: Ediciones Akal, 1999.

SANTOS, Francisco Martins dos. Histórias de Santos. Volume I, II e III. São Paulo: Empreza Graphica da Revista dos Tribunaes.LVA,

SILVA, Ermínia. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Editora Altana, 2007.

SILVA, Ermínia. Respeitável Público... O circo em cena. Rio de Janeiro: Editora Funarte. 2009.

SILVA, Ermínia. Histórias do aqui e agora: cabaré e teatralidade circense. Artigo – VI Congresso de pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas, 2010.

SILVEIRA, Miroel. A contribuição italiana ao teatro brasileiro. São Paulo: Editora Edições Quiron, 1976.

SNYDER, Frederick Edwar. American vaudeville – Theatre in a package: the origins of mass entrertainment. Yale University, Ph.D., 1970. Seppech-Theater. A dissertation presentad to the Faculty of the graduate school of Yale university in candidacy for the degree of doctor of philosophy.

SOBRINHO, Costa e Silva. Santos noutros tempos. São Paulo: Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 1953.

TORRES, Antônio (Ed.). O circo no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte; São Paulo: Atração, 1998.

TRUSZ, Alice Dubina. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861 - 1908). Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. VENEZIANO, Neyde. De pernas pro ar: o Teatro de Revista em São Paulo. São Paulo. Ed. Imprensa Oficial. 2006.

VENEZIANO, Neyde. De pernas pro ar: o teatro de revista em São Paulo. São Paulo: Editora Imprensa Oficial, 2006.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: convenções e dramaturgia. São Paulo: Editora SESI-SP, 2013.

VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar: o teatro de revista brasileiro...Oba!. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

Publicado
2019-05-08
Seção
Circo e Comicidade