Processos de encenação: a criação cênica na formação do artista-professor-pesquisador

  • Rodrigo Tomaz da Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

Neste estudo abordo como o componente curricular Processos de Encenação II, dentro do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA), contribui com a formação do artista-professor-pesquisador através da criação cênica. O texto apresenta como foi desenvolvido o referido componente durante o semestre 2017.2, período no qual fui professor do tal componente curricular. As aulas consistiram em estudos teóricos e experimentações práticas, com pesquisas e leituras sobre a linguagem da encenação teatral e encenadores de destaque nos séculos XX e XXI, servindo como referência para os estudantes construírem, individualmente, seu projeto de encenação, seguido de montagens cênicas apresentadas na XVI Mostra Didática. Para compreender os aspectos da formação do artista-professor-pesquisador nessa experiência, analiso os trabalhos de três alunos/encenadores: a encenação Dona Natureza, que refletiu a identidade estética que a aluna/encenadora desenvolveu em suas práticas artísticas dentro e fora da universidade; a encenação Musas, em que o processo de criação voltou-se para questões didáticas do ensino do teatro, com abordagens históricas sobre o teatro de revista no Brasil, enfatizando o contexto político e conceitual desse teatro; e a encenação Medusas, na qual o aluno/encenador pesquisou o trabalho do ator/atriz através de princípios técnicos do teatro físico. A análise é fundamentada nas teorias de Sônia Rangel (2015), no que diz respeito ao processo de criação artística, Narciso Telles (2012), sobre formação nos âmbitos artístico, científico e pedagógico em Artes Cênicas, e Célida Salume Mendonça (2013), tratando-se da formação do professor e o perfil do profissional licenciado em Teatro. Como conclusões, exponho como a estrutura desse tipo do componente curricular amplia a compreensão do campo de atuação do discente em Teatro e fortalece a rede de profissionais atuantes na área de ensino, pesquisa e produção teatral dentro e fora da Universidade Regional do Cariri.

Biografia do Autor

Rodrigo Tomaz da Silva, Universidade Federal da Bahia
Professor substituto no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Regional do Cariri.

Referências

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. 7 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MENDONÇA. Célida Salume. O fazer teatral em sala de aula: reflexões sobre a prática pedagógica. In: MARCEAU, Carole; CAJAÍBA, Cláudio (Orgs). Teatro na escola: reflexões sobre práticas atuais: Brasil-Quebéc. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, 2013.

PAIVA, S.C. Viva o Rebolado! Vida e Morte do Teatro de Revista Brasieliro no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ: Nova Fronteira, 1991.

PROJETO Político Pedagógico da Licenciatura em Teatro/URCA. Versão revisada e atualizada em setembro de 2013. Juazeiro do Norte, CE: Universidade Regional do Cariri, 2011.

RANGEL, Sonia. Trajeto Criativo. Lauro de Freitas, BA: Solisluna Editora, 2015.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. 2ª ed – Rio de Janeiro/RJ: Jorge Zahar Ed., 1998.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6ª ed. São Paulo: Intermeios, 2013.

SILVA, Rosely dos Santos; ANDRADE, Iarê Lucas. Mulheres e Raízes: Narrativas das Meisinheiras no Sopé da Chapada do Araripe. In: III Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Brasil: autoritarismo, cultura política e direitos humanos. Universidade Regional do Cariri: Crato/CE, 2018.

TELLES, Narciso. Paragens de um artista-docente-pesquisador. In: TELLES, Narciso (Org). Pesquisa em Artes Cênicas. RJ: e-papers, 2012.

Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas