A Formação do Artista Cênico e o mundo do trabalho: O desafio de existir/resistir à produção intermitente

  • Francisco André Sousa Lima Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0002-2536-8675

Resumo

Neste trabalho, lanço um olhar sobre o contexto da educação profissional do artista cênico no Brasil, seus desafios e potencialidades enquanto ferramenta estruturante para uma progressiva modificação do quadro socioeconômico dos trabalhadores do campo das Artes. Parto do enfrentamento de questões como a reforma trabalhista e o trabalho intermitente. Depois, dialogo com os estudos do sociólogo francês Pierre-Michel Menger e as discussões do pesquisador brasileiro Albino Rubim sobre políticas culturais. Por fim, acrescento reflexões suscitadas por minha pesquisa de doutoramento, em curso, que analisa percursos de ensino-aprendizagem de instituições de ensino destinadas à formação livre e técnica de nível médio em interpretação teatral.

Biografia do Autor

Francisco André Sousa Lima, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Natural de Vitória da Conquista-BA, Francisco André é licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (2008), possui mestrado acadêmico (2014) e é doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2016). É Professor Efetivo do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando nos cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança desta Universidade. É membro do Grupo de Teatro Finos Trapos (BA) desde 2005, onde desenvolve suas principais atividades artísticas. Foi Coordenador de Produção e Assessor na Dirart/Coordenação de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2014-2017). Tem experiência na área das Artes Cênicas como ator, dramaturgo, professor de teatro, produtor cultural e diretor. Possui indicações a prêmios pelo seu trabalho como ator e dramaturgo. É organizador do livro "Oficinão Finos Trapos: Uma Pedagogia do Teatro de Grupo em Cinco Cidades Baianas" (Editora Egba, 2014) e um dos organizadores do livro "Alvenarias Cênicas: Diálogos Sobre as Especialidades da Engenharia Teatral" (Giostri Editora, 2018). Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia do teatro; teatro de grupo; educação não formal; currículo; e processos colaborativos de criação.

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Publicado
2019-06-08
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas