Teatro de um povo colorido – contribuições da cultura brasileira à Pedagogia teatral

Resumo

O presente trabalho busca apresentar alguns resultados iniciais da pesquisa de mestrado, desenvolvida no contexto do PPGAC/UFU, cujo objetivo principal é criar ou recriar exercícios teatrais que possam trabalhar sabedorias e mitos do patrimônio imaterial brasileiro, como uma proposta para o ensino de teatro ligado às culturas afro-brasileiras e indígenas. Esta pesquisa visa corroborar para com a aplicabilidade da Lei Nº 11.645/08, que determina os caminhos para o ensino das citadas culturas, nas escolas nacionais, não somente como um direito do estudante de conhecer sua história social, que subjugou o negro e o índio à posição subalterna e marginalizada, mas também como possibilidade de reconhecimento da enorme contribuição desses povos na constituição da cultura brasileira. O presente trabalho será iniciado pela escolha de enredos do cancioneiro imagético da nossa cultura, registrados por autores como Câmara Cascudo, Marcos Ayala, Maria Inês Ayala, Daniel Munduruku, Eliane Potiguara, Reginaldo Prandi e Giovani Martins. A seguir, serão recriados exercícios dramáticos e teatrais, a partir do estudo de jogos apresentados por Viola Spolin e Augusto Boal, associado ao pensamento sobre autonomia de Paulo Freire e às teorias de Ana Mae Barbosa, Ingrid Koudela e Flávio Desgranges sobre as pedagogias das artes cênicas. 

Biografia do Autor

Gisele Gonsioroski Mendes, Universidade Federal de Uberlândia
Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Instituto de Arte, Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

AYALA, Maria Ignez Novais Ayala; AYALA, Marcos. Metodologia para a pesquisa das culturas populares: uma experiência vivenciada. Crato: Edson Soares Martins Ed., 2015.

ABREU, Regina; CHAGAS, Mario. Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos, Rio de Janeiro: DP&A/ FAPERJ, 2003.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10ª edição. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2007.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

DANDARA, LIGIÉRO, Zeca. Iniciação à Umbanda. Rio de Janeiro: Nova Era: 2000.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

MARTINS, Giovani. UMBANDA E MEIO AMBIENTE – Ações Sustentáveis e Novos Paradigmas 1ª edição. São Paulo: Ícone Editora, 2014.

MUNDURUKU, Daniel. O Banquete dos Deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. São Paulo: Global, 2009.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SPOLIN, Viola. Improvisação para Teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas