A cena ligeira da revista: método para criação e formação

  • Karina Andréa Faria Universidade do Estado da Bahia

Resumo

O texto A Cena Ligeira da Revista: método para criação e formação, refere-se à experiência de formação teatral no formato de oficina, ocorrida no CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), órgão vinculado à UEFS (Universidade do Estado de Feira de Santana), no primeiro semestre de 2018. A oficina, batizada de Teatro Brasileiro de Revista, apresentou aos alunos e alunas dados históricos, bem como possibilitou a criação dramatúrgica e cênica que culminou no resultado Quem Não Fuxica se Estrumbica. O processo de criação teve como inspiração as convenções do Teatro de Revista Brasileiro, afirmando-o como matriz importante do teatro nacional, mas, também provocou debates importantes, atualizando conteúdos para a sociedade contemporânea e o contexto de Feira de Santana. O sucesso da experiência pode ser atestado não apenas pelo resultado cênico, mas pelo interesse e dedicação dos estudantes em todas as etapas de criação e pela vontade de seguir estudando o tema.

Biografia do Autor

Karina Andréa Faria, Universidade do Estado da Bahia
Professora Substituta, CUCA/UEFS. Campus VII – Senhor do Bonfim, UNEB.

Referências

BRAGA. Cláudia. Em Busca da Brasilidade. Teatro Brasileiro na Primeira

República. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

BOCCANERA JÚNIOR, Silio. O teatro na Bahia: da Colônia à República (1800- 1923). 2. ed. EDUNEB/ EDUFBA,2008.

FARIA, Karina A. S. (& criação coletiva) Quem Não Fuxica se Estrumbica –

texto datiloescrito. Feira de Santana, 2018.

PAIXÃO, Múcio da. O Theatro no Brasil. Rio de Janeiro: Brasilia Editora,

SUSSEKIND, Flora. As Revistas de ano e a invenção do Rio de Janeiro. Rio

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VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: Dramaturgia e

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Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas