Qualidades de ação na cena expandida

  • Daniela Alves Pereira Universidade Regional do Cariri

Resumo

Esse texto apresenta reflexões desenvolvidas na dissertação de mestrado “Joseph Beuys: o pensamento em ação”. A discussão propõe a aproximação da noção de escultura, apresentada pelo artista, e a construção de uma possível noção de ação do ator/performer. O artista propõe e desenvolve, ao longo de sua vida, o que ele chamará de conceito ampliado de arte que opera na abertura da experiência estética, legitimando as capacidades de cada ser humano como um artista. O processo de escultura ideal para Beuys é aquele que nasce do disforme, configurando potências capazes de se manifestarem, ao mesmo tempo, como ação material capaz de modificar a realidade, e num plano mais sensível, como um estimulo à criatividade humana. A investigação se debruça, principalmente, sobre a busca de uma qualidade sutil do agir no artista que opera dentro da chamada cena expandida.

Referências

BORER, Alain. Joseph Beuys. São Paulo: Cosac &Naif Edições, 2001.

DIEGUES, Ileana. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Revista Sala Preta, v.14, 2014. São Paulo: ECA-USP, 2014.

HARLAN, Volker. What is art? Conversation with Joseph Beuys. Clairview Books, 2004.

JOSEPH BEUYS: a revolução somos nós: 2010-2011 / direção e curadoria geral de Solange Oliveira Farkas; curador convidado Antonio d’Avossa; realização SESC. Administração Regional no Estado de São Paulo e Associação Cultural Videobrasil. São Paulo: EdiçõesSesc SP, 2010.

KRAUSS, Rosalind . Sculpture in the expanded field. October 8. New York: (spring) 1979

QUILICI, Cassiano Sydow. Ação e representação nas artes performativas. Rebento Revista de Artes do Espetáculo, n. 4, p. 34-41, maio 2013. São Paulo: Unesp, 2013.

TORRES, Fernanda Lopes. Yves Klein, Andy Warhol e Joseph Beuys: lugares de melancolia. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade do Rio, 2006.

VICINI, Magda Salete. A arte de Joseph Beuys, pedagogia e hipermídia. São Paulo: Editora Mackenzie, 2006.

Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si