Relacionamentos em redes

  • Marcella Nunes Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Matzenauer dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão escrita que é sustentáculo para uma poética em Performance Arte. Esta reflexão refere-se aos laços humanos e suas redes ancorando-se, sobretudo, no autor Zygmunt Bauman. Neste contexto, a partir do olhar do autor acerca das relações humanas atravessadas pelas redes sociais, são discutidas questões que aproximam seu discurso aos estudos de Santaella sobre a cibercultura, bem como aos pressupostos da Performance Arte em suas características e seu fazer artístico inseridos no novo formato da comunicação digital. Ao longo do texto é evidenciado o processo de pesquisa no mestrado em Artes Visuais com o propósito de refletir de que forma as experiências cotidianas podem alavancar a elaboração de uma série de Performances ancoradas nas relações estabelecidas pelo trânsito entre as discussões levantadas pelos autores escolhidos.

Biografia do Autor

Marcella Nunes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria
Bailarina, Performer, mestranda em Artes Visuais, bolsista CAPES. Universidade Federal de Santa Maria, PPGART. Integrante do Laboratório de Performance, Arte e Cultura, vinculado ao CNPQ.
Camila Matzenauer dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria
Bailarina, Performer, mestranda em Artes Visuais, bolsista CAPES. Universidade Federal de Santa Maria, PPGART. Integrante do Laboratório de Performance, Arte e Cultura, vinculado ao CNPQ.
Gisela Reis Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria
Professora Doutora na Universidade Federal de Santa Maria, atuante na Pós Graduaçao em Artes Visuais e no Curso de Dança Bacharelado. Coordenadora do Laboratório de Performance, Arte e Cultura, vinculado ao CNPQ.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

CAUQUELIN, Anne. No ângulo dos mundos possíveis. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: PAULUS, 2003.

Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo