Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian: dos corpos investigados às primeiras modelagens no corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete

Resumo

Essa comunicação versa sobre uma análise de alguns corpos investigados no terreiro de Candomblé da Mãe- de- santo Mirian, em Maceió-AL, desde julho de 2015 a dezembro de 2017, que mais marcaram a bailarina-pesquisadora-intérprete. O texto abordará também os principais dojos realizados do início dessa investigação até a atualidade e as primeiras modelagens que se fizeram no corpo da intérprete após as suas idas a campo. O método utilizado é o Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI).

Biografia do Autor

Paula Caruso Teixeira, Universidade Estadual de Campinas
Graduação em História- Licenciatura Plena pela FEPI- Itajubá-MG, bacahrelado em Dança, mestrado em Artes e Doutorado em Artes da Cena, todos pela Unicamp. É docente Doutor I do Curso de Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas- Unicamp.
Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Bailarina, atriz, coreógrafa e diretora. Psicóloga. Professora Titular do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas com atuação na graduação em Dança e no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena. Doutora em Artes pela Unicamp.

Referências

ALCÂNTARA, Vitória. “Cem anos de solidão”. In Graciliano- Ano V- Número 13. Maceió: Editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2012.

AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: a identidade mítica em comunidade nagô, Petrópolis, R; Vozes, 2008.

CABRERA, Lydia. Iemanjá e Oxum: Iniciações, Ialorixás e Olorixás. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

PEREIRA, Sylvia B. Caminho para a iniciação feminina. São Paulo: Ed. Paulinas, 1985.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

-PRANDI, Reginaldo. Ifá, o Adivinho: história dos deuses africanos que vieram para o Brasil com os escravos. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2002.

PRANDI, Reginaldo. Xangô, o trovão: outras história dos deuses africanos que vieram para o Brasil com os escravos. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2003.

PRANDI, Reginaldo. Oxumarê, o arco-íris: mais história dos deuses africanos que vieram para o Brasil com os escravos. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.

RAFAEL, U. N. Xangô rezado baixo: religião e política na primeira república. São Crsitovão: Editora UFS; Maceió: EDUFAL, 2012.

RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (bailarino-pesquisador-intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

RODRIGUES, G. E. F-. Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e a Dança do Brasil. In: NAVAS, C.& ISAACSSON, M.& FERNANDES, S. (org.) Ensaios em Cena. Salvador: ABRACE, 2010.

RODRIGUES, G. E. F. O Lugar da Pesquisa. Conceição | Conception, v.01, n.01, p. 48-58, 2012.

RODRIGUES, G. E. F. O Corpo Identificado pelo Fluxo de Sentidos. In: VII REUNIÃO CIENTÍFICA ABRACE, 2013. Anais da VII Reunião Científica da Abrace, Belo Horizonte, p. 01-07.

RODRIGUES, G. E. F. Bailarino – pesquisador - intérprete: processo de formação. Lauro de Freitas-BA: Solisluna, 2018.

SANTOS, J. E. dos. Os nagô e a morte: Pàde, Àsèsè e o culto égun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 2012.

TEIXEIRA, Paula Caruso. O Santo que dança: uma vivência corporal a partir do eixo co-habitar com a fonte do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

VERGER, P. F. Notas sobre o culto aos orixás e voduns na Bahia de Todos os Santos,no Brasil e na Antiga Costa dos Escravos, na África. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança