Replantação: tradução intersemiótica em uma pesquisa em dança

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre os processos de tradução intersemiótica à luz de Plaza (2003) na pesquisa Farinha Poética: A coreocartografia familiar e um processo de criação em dança, em desenvolvimento no curso de Mestrado em Artes do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes-UFPA). O texto parte da noção de replantação, conceito-poético que emerge da pesquisa supracitada e que se estabelece a partir do ato de (re)plantar o talo de maniva, durante o preparo da farinha, ação que irá gerar outros roçados. De tal maneira, partindo desta compreensão do ato de replantar durante o preparo da farinha, no processo criativo em dança do espetáculo Farinha Poética, surge a noção de replantação que diz respeito a tradução de signos do processo criativo em dança para outras obras de arte e vice-versa. Isto é, fotografias, desenhos, poesias e outros suportes que contribuem com e se constroem a partir do processo em dança.


[1] Árvore da mandioca.

Biografia do Autor

Juanielson Alves Silva, Universidade Federal do Pará
Graduado em Pedagogia, mestrando em Artes (PPGArtes - UFPA), cursa o curso técnico em Dança (Escola de Teatro e Dança da UFPA), e foi bolsista do Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Cientifica da UFPA (PIBIC).

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MACHADO. Irene. Lugar da tradução intersemiótica na comunicação intercultural. Revista USP, n. 111, São Paulo, p. 157-168, out./dez. 2016.

MENDES, Ana Flávia. Serpentinas e poesia: a dança imanente como estratégia de carnavalização da dança contemporânea. Porto Alegre, 2012.

RANGEL, Sônia. Perguntas-passaporte: mão dupla nas fronteiras da criação. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM ARTES CÊNICA, 5., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABRACE, v. 9. n. 1, 2008. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1665/1786. Acessado em: 12 jun. 2018.

PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. 1 ed. São Paulo, SP: Editora perspectiva S.A:, 2003.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação. 2 ed. Vinhedo – SP: Editora horizonte, 2006

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2012.

SOUZA, Ercy Araújo de. Imagem mudança: um processo de transcriaçãoem dança. PPGArtes-UFPA: Dissertação de mestrado defendida em Belém do Pará em 06 de junho de 2014.

Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo