Jogos de atuação na peça Estamira – beira do mundo: cruzamentos entre fotografia, cinema, teatro e relato autobiográfico

Resumo

O trabalho Jogos de atuação na peça Estamira – beira do mundo: cruzamentos entre fotografia, cinema, teatro e relato autobiográfico centra-se na gênese da peça teatral Estamira – beira do mundo, dirigida por Beatriz Sayad, em específico, no trabalho da atriz Dani Barros. Os antecedentes da montagem estão fora do teatro e se relacionam com suportes diversos: o filme (som e imagem em movimento) e a foto (imagem estática). Dani Barros achou a personagem Estamira na tela do cinema, em um filme-documentário (Estamira), que por sua vez é o desdobramento de um ensaio fotográfico (Jardim Gramacho), ambos dirigidos por Marcos Prado. E de fato, a própria Estamira – personagem construída pelo filme e reconstruída pela peça – também era lugar de várias vozes, na medida em que sua fala era a fala de uma mulher que lidava com as oscilações da esquizofrenia. Além disso, a atriz também incluiu na dramaturgia da peça falas autobiográficas de sua vivência com a própria mãe, que também sofria de doença mental. Abordarei – a partir da peça e por meio dela – o trabalho do ator como um possível ir e vir entre instâncias, vozes, temporalidades, imagens e textualidades distintas.

Biografia do Autor

Marília Guimarães Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Professora Substituta da Escola de Comunicação da UFRJ - ECo/UFRJ - Direção Teatral. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - PPGAC-UNIRIO Atriz e diretora teatral.

Referências

DIDI-HUBERMAN, Georges. L`Homme qui marchait dans la couleur. Paris: Les Éditions de Minuit, 2001.

MARTINS, Marília Guimarães. À beira da cena: um estudo sobre o ator na encenação de Estamira – beira do mundo. Dissertação de Mestrado. Orientação: Profa. Angela Materno. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2016.

PRADO, Marcos. Jardim Gramacho. Rio de Janeiro: Argumento, 2004.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O outro diálogo: elementos para uma poética do drama moderno e contemporâneo. Tradução: Luís Varela. Portugal: Editora Licorne, 2011.

SILVA, Daniel Furtado Simões da. O ator e o personagem: variações e limites do teatro contemporâneo. Tese de Doutorado. Orientação: Prof. Antônio Barreto Hildebrando. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2013.

Estamira. Filme-documentário, longa-metragem, 116 min, direção de Marcos Prado, 2006.

Jogo de cena. Filme-documentário, longa-metragem, 107 min, direção de Eduardo Coutinho, 2007.

Publicado
2019-05-15
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena