Aprendizagem motora: potencialidades e desafios da elaboração de protocolos para análises específicas em dança

  • Cecília Bastos da Costa Accioly Universidade Federal da Bahia
  • Isis da Silva Costa Universidade Federal da Bahia
  • Vitor Sotero dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Rogério de Medeiros Silva Universidade Federal da Bahia
  • Betina Soares Batalha Universidade Federal da Bahia
  • Marcelo Nei Oliveira Monteiro Universidade Federal da Bahia

Resumo

Fruto da pesquisa em desenvolvimento intitulada “Análise de aprendizagem motora em estudantes de graduação em dança: um olhar sobre corpo e currículo”, esta apresentação visa discutir as potencialidades e os desafios para a análise da aprendizagem motora especificamente em dança. Identifica diferentes protocolos utilizados previamente para análise de aspectos da aprendizagem motora em dança, oriundos de pesquisas realizadas sob as óticas da Fisioterapia e da Educação Física, que percebem a dança com a função de reabilitação motora e cognitiva, e direcionam a análise para melhoria de performance de movimento, ignorando a perspectiva artística/cênica inerente à dança como área de conhecimento, e que não pode ser dissociada da aprendizagem motora dos sujeitos. Discorre sobre o processo de elaboração de protocolos próprios para esta pesquisa em desenvolvimento, em sua pretensão de realizar a análise considerando as especificidades da Dança; indica alguns caminhos e possibilidades encontradas. Sobre a pesquisa, com a utilização de sensores vestíveis, de captura de movimento e softwares específicos, busca um acompanhamento das diferentes estratégias dos estudantes dos cursos presenciais de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UFBA no processo de aprendizagem motora durante a graduação. Trata-se de um estudo prospectivo, longitudinal, com abordagem quantitativa e qualitativa. Configura-se, ao mesmo tempo, como uma análise da prática cotidiana dos novos currículos a serem postos em prática a partir de 2019.1, percebendo o perfil dos estudantes que ingressam nos cursos, mas também como estabelecem relações de aprendizagem direta com os saberes e fazeres da dança diretamente no corpo, em seu percurso formativo no âmbito da instituição.

Biografia do Autor

Cecília Bastos da Costa Accioly, Universidade Federal da Bahia
Professora Adjunto da Escola de Dança da UFBA.
Isis da Silva Costa, Universidade Federal da Bahia
Pós-doutoranda, Instituto de Física da UFBA, Bolsista CNPq.
Vitor Sotero dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica, Bolsista CAPES; Professor UniRuy/Wyden.

Rogério de Medeiros Silva, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Dança - UFBA. Graduando em Bacharelado em Dança - UFBA. Pós-graduando em Especialização em Estudos Coreográficos em Dança - UFBA.

Betina Soares Batalha, Universidade Federal da Bahia
Graduanda em Licenciatura em Dança - UFBA.
Marcelo Nei Oliveira Monteiro, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Fisioterapia - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Graduando em Dança - UFBA.

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Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança