Coreógrafo: pra quê?

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre o lugar do coreógrafo na cena da dança contemporânea, com destaque para sua atuação como técnico dentro da universidade pública brasileira. No intuito de encontrar subsídios para essa reflexão, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir das quais trabalha-se com o conceito de desconstrução derridiana abordado por Lucia Lobato (2007) e ainda com a ideia de coreopolítica em André Lepecki (2012). Por meio de um panorama histórico, notam-se modos pelos quais a dança se estabelece enquanto política, afirmando a política do corpo que dança.

Biografia do Autor

Carolina Lage Gualberto, Universidade Federal de Minas ​Gerais

Departamento de Artes Cênicas - Dança. Coreógrafa da Escola de Belas Artes da UFMG.

Referências

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins

Fontes, 2001.

CAMPOS, Luana. Quando uma bailarina se descobre artista, quando uma

artista se descobre corpo e por consequência corpo político e dançante in

Dança e Política, estudos e práticas. Orgs. Marila Vellozo e Rafael Guarato. Curitiba: Kairós Edições, 2015.

LEPECKI, André. Coreopolítica, Coreopolícia. Florianópolis: Ilha, v.13, n.1,

p.41 – 60, jan/jun, 2012.

LOBATO, Lucia Fernandes. Derrida e a perspectiva “desconstrucionista”do

padrão na dança. Salvador: ABRACE, p. 1 – 3, 2007.

MUNDIM, A. O que é coreografia? In: ALMEIDA, M. S (Org.). A cena em foco: artes coreográficas em tempos líquidos. Brasília: Editora IFB, 2015.

MUNHOZ, Angélica Vier. Entre corpo e lugar: dançar o chão. Curitiba:

Alegrar, vol. 16, p. 1 -4, Dez/2015.

NAVAS, Cassia. A arte da dança na universidade pública contemporânea.

Salvador: ABRACE, p. 1 – 3, 2007.

OSÓRIO, Sofia do Amaral. O governo dos homens sobre a dança e O

governo da cultura. In Teatro de dança Galpão: experimentações em dança e práticas de resistência durante a ditadura civil-militar no Brasil. Curitiba: Editora Prismas, 2016.

RENGEL, Lenira Peral; SCHAFFNER, Carmen Paternostro; OLIVEIRA,

Eduardo. Dança, Corpo e Contemporaneidade. Salvador: UFBA, Escola de

Dança, 2016 40 p. il.

TAMBUTTI, S. Herramientas de la creación coreográfica. Una escalera sin

peldaños?. In: DORIN, Patricia (org). Creación coreográfica. Buenos Aires: Libros Del Rojas, 2007. p. 49 -93.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo, Difel, 1983.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança