Preparação corporal e direção de movimento: formação e prática artística

Joana Ribeiro da Silva Tavares, Nara Keiserman, Mônica Medeiros Ribeiro, Lígia Losada Tourinho

Resumo


Este artigo propõe um panorama da função de preparação corporal do ator e de direção de movimento, a partir de reflexões e investigações de quatro pesquisadoras brasileiras. Partindo de nossas experiências no teatro e na dança, percorremos tanto as influências e ascendências históricas, quanto as vertentes contemporâneas na prática de preparação corporal e de direção de movimento no Brasil e em alguns contextos estrangeiros. Descrevemos a demarcação da “preparação corporal/direção de movimento” como campo, outrora reconhecido como “expressão corporal”, nos anos 1970. Por meio de uma análise cruzada dos procedimentos, conceitos e teorias que fundamentam as práticas dos profissionais e pesquisadores da área, mostramos que é necessária a criação de um metadiscurso que abarque a complexidade dessas funções e estimule a pesquisa na área. Observamos a profusão de competências dos profissionais do setor, oriundos de campos diversos tais como a dança, as artes marciais, o teatro, o circo e a educação somática. Porém a inexistência de bacharelados voltados para a formação de profissionais para estes ofícios, e a escassa produção bibliográfica da área, sobretudo em língua portuguesa, são empecilhos ao seu futuro desenvolvimento. Afinal, salientamos a ausência de categoria específica para estas funções nos prêmios nacionais de teatro. As funções de preparação corporal e direção de movimento são ocasionalmente mencionadas e premiadas, porém, sempre em categoria especial. 


Palavras-chave


Preparação corporal. Direção de movimento. Teatro. Dança.

Texto completo:

PDF

Referências


ALSCHITZ, Jurij. Treinamento para sempre. São Paulo: Perspectiva, 2017.

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BARBA, Eugenio, SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: um Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

BOGART, Anne, LINDAU, Tina. O livro dos viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017.

BURNIER, Luís Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Unicamp, 2001.

DUPUY, Françoise et Dominique. Une danse à l’oeuvre. Parcours d’artistes. Pantin: CND, 2002.

ELKIN, Susan. So you want to work in theatre? London: Nick Hern Book, 2013.

FÉRAL, Josette. Vous avez dit “training”? Carol Müller (org.). Le Training de l’acteur. Arles/Paris: Actes Sud Papiers/Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique, 2000, pp. 7-27.

GIULIANO, Campo, MOLIK, Zygmunt. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações, 2012.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

LAPORT, Nelly e BEUTENMÜLLER, Maria da Glória. Expressão vocal e expressão corporal. Rio de Janeiro: Forense Universitário, 1974.

LECOQ, Jacques. O corpo poético. Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: SENAC/SESC, 2010.

PROUST, Sophie et al. Dictionnaire critique de l’acteur. Théâtre et cinéma. Rennes: Presses Universitaires, 2012.

STANISLAVSKY, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

TASHKIRAN, Ayse. HISTORY OF MOVEMENT DIRECTION, National Theatre Discover, 22 de janeiro de 2015. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=8NjU8gttsZo>.

__________. British Movement Directors. In: The Routledge Companion to Jacques Lecoq. KEMP, Rick; EVANS, Mark (Eds.). Abingdon: Routledge, 2016, pp. 227-235.

TAVARES, Joana. Do maître a danser ao maître de mouvement – O que propor ao corpo do ator? In: O corpo cênico entre a Dança e o Teatro.

TAVARES, Joana; KEISERMAN, Nara (org.). São Paulo: Annablume, 2013, pp. 55-68.

__________. Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor. São Paulo: Annablume, 2010.

TOURINHO, Lígia; SOUZA, Inês G. A Preparação Corporal para a Cena como Evocação de Potências para o Processo de Criação. In: ARJ, V.3, n.2, pp. 178-193. Natal: UFRN, 2016.

UNWIN, Susan. So you want to be a theatre director? London: Nick Hern Book, 2013.

ZARRILLI, Phillip B. When the Body Becomes All Eyes. Paradigms, Discourses and Practices of Power in Kalarippayattu, a South Indian Martial Art. India: Oxford University Press, [1998] 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio