O corpo poético-dançante e a pombagira - prolongamentos e conexões

Resumo

O presente trabalho pretende investigar o corpo poético-dançante estabelecendo aproximações com a Pombagira. A Pombagira é uma potência feminina cultuada na religião da Umbanda/Brasil. Ela e o seu correspondente masculino Exu são os mediadores entre o mundo visível dos homens e o mundo da invisibilidade e da natureza. A Pombagira traz consigo a força da ebulição, subvertendo a realidade posta e criando espaços de deslocamentos para provocar a mobilidade de pontos de vista. Neste estudo, a partir das minhas experiências com a Pombagira Maria Mulambo, são estabelecidas novas realidades, tomando o CorpoKatya como sendo um corpo-lugar em movimento ininterrupto, pleno de rastros e histórias ouvidas e vividas, repletas de cantos e encantos. Nessas sensíveis e tão complexas experiências, o CorpoKatya é convocado a realizar travessias que suscitam trânsitos mútuos, os quais  abrem porosidades para conexões do CorpoKatya com todos os seus prolongamentos possíveis. CorpoKatyaGiovanna (minha filha), CorpoKatyaGiovannaLara (minha neta), CorpoKatyaMariaMulambo seguem, assim, potencializando-se entre tantos outros prolongamentos, sem deixar de ser CorpoKatya, porém sob novas e fortalecidas possibilidades de ser Katya. O CorpoKatya e a Pombagira são poéticos e dançantes na medida em que um confere ao outro, novas dimensões e seguem prolongando-se entre si e para além deles mesmos, inaugurando perspectivas e compondo poéticas, como sendo um continuum, de modo que não sabemos onde começa um e termina o outro. Estamos falando da relação CorpoKatyaPombagira enquanto potência poético-dançante gerando potências ulteriores no decurso dos acontecimentos. O Corpo poético-dançante e a Pombagira coabitam o lugar da experiência em curso, de tal modo que, ontem/antes, hoje/agora e amanhã/depois deslocam-se e ganham projeções de Mundos, de variados universos simbólicos. Ontem, hoje e amanhã  sobrevivem, resistem e transcendem ao somatório de instantes racionalizados no ciclo da cronologia hegemônica no Mundo dos seres humanos.

Biografia do Autor

Katya Souza Gualter, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP. Mestre em Tecnologia Educacional pela UFRJ. Diretora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Professora das Graduações em Dança da UFRJ. 

Referências

BRÊTAS, Angela; FONSECA, Michele Pereira de Souza. O processo de creditação da extensão na EEFD: um panorama. In: Caderno de Resumos: Centro de Ciências da Saúde, p.4. 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. SIAc UFRJ 2017. Disponível em: https://www.siac.ufrj.br. Acesso em 30/11/2018.

GIL, José. Movimento Total. O Corpo e a Dança. São Paulo: Editora Iluminuras, 2005.

MENDONÇA, Evandro. Exu, Pombagira e seus Axés. São Paulo: Editora Anubis, 2011.

NETO, F. Rivas (Mestre Arapiaga). Exu. O Grande Arcanjo. São Paulo: Editora Ícone, 1993.

RODRIGUES, Graziela. Bailarino Intérprete. Processo de Formação. Lauro de Freitas: Solisluna Editora, 2018.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança