IMORTAIS de Newton Moreno – mito e rito nos confrontos da contemporaneidade

Resumo

Neste artigo pretende-se investigar na peça Imortais de Newton Moreno a cena metateatral de um rito de origem açoriana e a filiação  de sua escrita à tradição do melodrama de modo que a própria estrutura da peça, os seus temas (questões de gênero e relações de família), bem como as suas personagens - imersas no tecido social da contemporaneidade brasileira -  sejam analisadas na perspectiva do drama moderno como proposto por Jean-Pierre Sarrazac.

Biografia do Autor

Isa Etel Kopelman, Universidade Estadual de Campinas
Professora associada - Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes, UNICAMP.

Referências

BENJAMIN, Walter. O narrador – considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas, poderes oblíquos – estratégias para sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350.

MORENO, Newton. Imortais. Texto inédito, cedido pelo autor.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Metadrama. In: Léxico do drama moderno. São Paulo: Cosac&Naify, 2012.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno. São Paulo: Perspectiva, 2017.

THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. São Paulo: Perspectiva, 1984.

Publicado
2019-05-08
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade