Diretrizes verbais como ação em Ternas: uma pedagogia corporal para as artes

Resumo

Uma revisão bibliográfica dos estudos teórico-práticos sobre diretrizes verbais em atividades corporais nas artes cênicas se apresenta ao longo deste trabalho com foco no desenvolvimento crítico de ações pedagógicas na perspectiva somática a partir do conceito prático de Ternas. As interpretações de diretrizes verbais são características comuns a diferentes métodos de educação somática, entretanto, os termos utilizados e os objetivos desta ação pedagógica não apresentam um corpo teórico metodológico coerente. Que tipo de diretrizes verbais são adequadas para o trabalho corporal do ator na abordagem somática? Como planejar e orientar o professor de teatro em formação para utilizar e desenvolver esta ação pedagógica? O acúmulo desta investigação docente, desenvolvida desde 2000 em disciplinas do Curso de Teatro e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, constitui uma pedagogia corporal para as artes, denominada Ternas. A  relação entre a fala do coordenador da atividade e os movimentos realizados pelos atores é a ação pedagógica discutida neste artigo, com vistas a caracterização desta pedagogia própria. Quatro parâmetros são utilizados para a análise da prática acumulada: a materialidade da voz, considerando a sonoridade e performatividade resultante de movimentos físicos e psíquicos de quem fala; a possibilidade poética de anunciar a subjetividade que a escolha das palavras oferece; a dinâmica das imagens envolvidas na interação neurológica corpo-cérebro que a voz pode propor e evocar; a atenção como foco da percepção do corpo. A prática investigativa em atividades formativas e de criação, realizada por meio das Ternas nos anos 2017 e 2018, aponta para entendimentos desta ação pedagógica de acordo com diferentes objetivos e modos de uso da voz: orientação verbal para ampliar limites e padrões de movimentos; estímulo verbal para buscar o estado de prontidão e presença; indicação verbal para a incorporação de informações sobre corpo e movimento e inspiração verbal quando o movimento é envolvido por uma fala poética.

Biografia do Autor

Renata Bittencourt Meira, Universidade Federal de Uberlândia
Docente da Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas. Possui graduação em Dança (1993), mestrado em Artes (1997) e doutorado em Educação (2007) todos pela Universidade Estadual de Campinas. 

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Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas