Corpo manifesto: a metodologia do bastão aplicada no treinamento pré-expressivo através do malabarismo

Resumo

Este trabalho irá abordar a experiência da metodologia de criação de partitura corporal através da utilização de bastões, esta metodologia foi inspirada nos trabalhos com Odin Teatret e experenciados durante a disciplina de Laboratório do Corpo, na Universidade Federal do Pará. Essa metodologia foi fundamental para a criação do treinamento pré-expressivo que estou realizando dentro da minha pesquisa de mestrado com a utilização de malabarismo. Deste modo, utilizei a metodologia de trabalho de um material para aplicar em outro. Neste artigo explico como isso se sucedeu assim como minhas motivações para escolha dessa metodologia e escolha desse gênero circense para criação deste trabalho.

Biografia do Autor

Renan Coelho, Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências da Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará.

Referências

A BÍBLIA. I Conríthios, 7: 1-6. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/7Acesso em 06 de dezembro de 2017.

AGGIO, J. O papel do corpo na percepção segundo Aristóteles. Disponível em: periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/view/73. Acesso em: 06 dez. 2017.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas, SP: UNICAMP, 1995.

BARBA. Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. Tradução de Patrícia Alves. São Paulo: HUCITEC, 1994.

DUPRAT, Rodrigo; BORTOLETO, Marco A. Educação física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, vol. 28, n. 2, jan. 2007, pp. 171-189. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Curitiba, Brasil

FERRACINI, Renato; MANDELL, Carolina. Corpo e risco: poética e performatividade. Pós: Belo Horizonte, v.6, n.12, p. 229 – 241, 2016.

GOMES, A. M. A. As representações sociais do corpo e da sexualidade no protestantismo brasileiro. Disponível em: www.pucsp.br/rever/rv1_2006/p_gomes.pdf. Acesso em 21 de Dezembro de 2017.

JEUDY. Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. 1º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

MONTENEGRO, N. O corpo em Platão: uma investigação à luz dos diálogos fédon e fedro. Disponível em: http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/2834. Acesso em: 06 dez. 2017.

OIDA, Yoshi. Um ator errante. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Beca Produções Culturais, 1999.

PITARCH, Roger. Los juegos malabares: justificación educativa y aplicación didática em la ESO. Revistes Catalanes amb Accés Obert (RACO). v. 3, n. 61, 2000. Catalunha: Espanha.

RODRIGUES, Letícia. Em um corpo só: crônica de uma atriz-pesquisadora em contato com a tradição do Odin Teatret. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014.

SALLES, Cecilia. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

SILVA, Tatiana. Treinamento do ator: plano para reinvenção de si. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2009.

Publicado
2019-05-08
Seção
Circo e Comicidade