Corporeidades Ananin: um estudo sobre os saberes e fazeres cotidianos na cidade de Ananindeua/PA

  • Mayrla Andrade Ferreira Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho fala de caminhos e encontros de narradores ananindeuenses, detentores do saber local (GEERTZ, 1997), em suas invenções cotidianas que se situam na travessia de contatos partilhados entre a água, terra e mata. O mote inicial deste trajeto está na constituição da pesquisadora como habitante-criadora local (FERREIRA; SANTOS, 2016) junto a outras histórias de vida, as quais são matéria-prima articuladora para o reconhecimento de diferentes práticas de apropriação dos espaços-tempos (FERNANDES, 2006). O objetivo geral da pesquisa está no ato de investigar como as práticas cotidianas podem contar sobre as construções do sujeito na cidade de Ananindeua/PA, objetivo pertinente aos estudos do cotidiano que compreendem e enfatizam as práticas comuns desenvolvidas por “sujeitos anônimos do cotidiano” (CERTEAU, 2014). A singularidade do pensamento etnográfico realizado nesta pesquisa qualitativa, especialmente das trajetórias narradas no campo de estudo, veio da partilha sensível das percepções, do afeto, e da coleta sensorial nos documentos de processo (SALES, 2009), o estudo tem seu eixo de problematização nos saberesfazeres dos sujeitos ananin como prática cultural cotidiana.

Biografia do Autor

Mayrla Andrade Ferreira, Universidade Federal do Pará

Professora efetiva na escola de teatro e dança da Universidade Federal do Ppará, atuante na área das Artes Cênicas. Diretora artistica da Ribalta companhia de dança (Ananindeua/Pará).

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: volume 1: artes de fazer. 21. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.

FERREIRA, Mayrla Andrade; SANTOS, Lindemberg Monteiro dos (Org.). Habitante-criadore: processos criativos da Ribalta companhia de dança. São Paulo: Fonte editorial, 2016.

FLICK, Uwe. Introdução a pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTc, 1985.

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, Rj: Vozes, 1997.

KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 41-59, jul. 2002.

LARROSA-BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: jul. 2017.

LEFÉBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

LEFÉBVRE, Henri. Éléments de rythmanalyse. Paris: Syllepse, 1992.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2009.

MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães de. A abordagem etnográfica na investigação científica. In: MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães de; CASTRO, Paula Almeida de. Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 49-84.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 4. ed. São Paulo: Annablume, 2009.

SAMAIN, E. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas: Unicamp, 2012.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança