Escritura-dança de processo criativo por meio da invenção e combinação de movimentos

  • Luiza Monteiro e Souza Universidade Federal do Pará

Resumo

Inspirada na ideia de pensamento-dança (MUNHOZ, 2011) e na práxis artística da dança imanente (MENDES, 2010), este texto sugere compreendermos a dança sob a forma de escrita, mais precisamente o processo de criação em dança como possível de ser escrito, expresso, comunicado, por meio de uma escritura-dança. Para tanto, o movimento e a dança são utilizados como metáfora para a escritura de um texto poético, tão inventado, inventivo, movido e motriz quanto as possibilidades de movimento geradas pelo corpo humano em dança. Objetivando inventar movimentos de processo para a produção de uma escrita dançada, a metodologia para a produção textual de minha pesquisa de doutorado vem convocando a compreensão de escrita memorial em/de processo na qualidade de escritura em movimento, a qual é o próprio desvelar, desenvolver, desenrolar do processo de criação da pesquisa em artes. Neste sentido, a escritura-dança justifica-se como uma escritura memorial de processo criativo em dança por meio da invenção e combinação de movimentos revelados na medida em que o processo se desenvolve sem a preocupação de obediência a códigos de escrita acadêmicos/formais, mas sim àqueles que sejam inerentes à própria natureza inventiva do processo, seja ele em sua dominante prática (corporal) ou teórica (textual).

Biografia do Autor

Luiza Monteiro e Souza, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Ciências das Artes - Universidade Federal do Pará.

Referências

BRANCO, Lucia Castello. Chão de letras: as literaturas e a experiência da escrita. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FERNANDES, Ciane. Entre Escrita Performativa e Performance Escritiva: O Local da Pesquisa em Artes Cênicas com Encenação. In: Anais do V Congresso da ABRACE. 2008.

GONÇALVES, Flávio. Um argumento frágil. Revista Porto Arte: Porto Alegre, V. 16, Nº 27, novembro/2009.

MENDES, Ana Flávia. Coreofotografia: a sacralização do corpo que dança. In: Anais do IX Congresso da ABRACE. 2016.

MORAES, Juliana. Dança: frente e verso. São Paulo: Editora Nversos. 1ª edição. 2013.

MUNHOZ, Angélica Vier. Imagens de um pensamento-dança. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 23-30, 2011.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança