Um recorte grotesco-corporal na história do teatro

  • Luiz Eduardo Frin Universidade Estadual Paulista

Resumo

No contexto ocidental, a partir do Renascimento e com a priorização de visão da existência centrada no indivíduo racional, formas de representação embasadas na edificação, na harmonia e na ordenação do pensamento passaram a ser valorizadas em detrimento daquelas relacionadas ao caótico, pulsante, fluido, sensual, precário e inacabado corpo. No que diz respeito à historiografia teatral, a dramaturgia e as apreciações teóricas foram privilegiadas na constituição de análises. A partir da importância que o corpo, e a imagem, adquiriram na sociedade contemporânea, tornam-se necessários estudos que tenham como objeto manifestações corporais em diversos períodos da história do teatro e não apenas naqueles que tradicionalmente o corpo do intérprete é visto como o centro da criação cênica.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Frin, Universidade Estadual Paulista
Mestre e doutor em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes Unesp. Professor da Unesp e do Indac Escola de Atores. Ator, diretor, cantor e dramaturgo.

Referências

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Publicado
2019-05-08
Seção
História das Artes e do Espetáculo