A performatividade das mulheres fazedoras de teatro de grupo em espaço público: desafios e avanços

  • Maria Gabriela dos Santos Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

Resumo

O presente ensaio-artigo tem como objetivo iluminar desafios e avanços do fazer teatral em espaços públicos com recorte nas especificidades do gênero feminino.  Tais observações tendem evidenciar as fronteiras do território determinado socialmente às mulheres. A performatividade (cf.Butler) das mulheres fazedoras de teatro em espaços públicos, por vezes, representa uma afronta social, assim como impulsiona a reordenação e ressignificação do espaço público. A pesquisa, aqui apresentada, faz parte do processo de elaboração da dissertação do mestrado em Artes - Teatro, no Instituto de Artes da UNESP – SP.   Realização de conversas com mulheres fazedoras de teatro de grupos brasileiros, favorecendo a escuta das vozes das atrizes ao lado do levantamento e análise de obras teóricas sobre teatro de rua e relações das mulheres com o espaço público são referências primordiais para este estudo.

Biografia do Autor

Maria Gabriela dos Santos, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho
Mestranda em Artes - Teatro, em Instituto de Artes da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos.

Referências

ARTE E RESISTENCIA NA RUA / MOVIMENTO DE TEATRO DE RUA DE SÃO PAULO. n.2 (2009) – São Paulo: Movimento de Teatro de São Paulo, Grafnort, 2012.

ARTE E RESISTENCIA NA RUA / MOVIMENTO DE TEATRO DE RUA DE SÃO PAULO. n.3 (2012) – São Paulo: Movimento de Teatro de São Paulo, Grafnort, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, v.10, n. 1, p. 11-27, jan./jun. 2007. Disponível em: http://hugoribeiro.com.br/bibliotecdigital/BRANDAO_Reflexoes_sobre_como_fazer_trabalho_de_campo.pdf. Acesso em: out. 2016.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo - fatos e mitos. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980a.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo - experiência vivida. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980b.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2003.

CASTRO, A. Espaços públicos, coexistência social e civilidade. contributos para uma reflexão sobre os espaços públicos urbanos. Revista cidades, comunidades e territórios, Lisboa, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), n.5, p. 53-67, 2002.

COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO. Femicídio: conseqüência do patriarcado na vida das mulheres. Cine Feminista. Entrevista com Iná Camargo Costa. São Paulo, 2010. Duração 36:32. Disponível em: http://mulhercooperada.wordpress.com/2010/07/27/entrevista-com-ina-camargo/. Acesso em: nov. 2013.

FILOSOFIA: O MITO DO SEXO. Créditos: da série de vídeos sobre Identidades Feminina e Masculina. Café Filosófico, 2013. 39 minutos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=718nHWzygAk, Acesso em: nov. 2013.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade – 3. O cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

IMAGINARIO MARACANGALHA. Carta rede brasileira de teatro de rua - Acre/Rio Branco 2013. Disponível em: http://imaginariomaracangalha.blogspot.com/2013/09/carta-do-ramal-historia-encantada.html. Acesso em: nov. 2018.

MOVIMENTO DE TETARO DE RUA DE SÃO PAULO. Carta do II Encontro Estadual de Teatro de Rua. Disponível em: http://mtrsaopaulo.blogspot.com/2018/09/carta-do-ii-encontro-estadual-de-teatro.html. Acesso em: nov. 2018

PERROT, Michelle. Mulheres públicas. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1998.

PINTO, Célia Regina Jardim. Feminismo, história e poder. Revista de Sociologia e política, v. 18, n 36: 15-23, jun. 2010.

ROMANO, Lucia Regina Vieira. De quem é esse corpo? – A performatividade do feminino no teatro contemporâneo. São Paulo: L.R.V. Romano, 2009.

SANTOS, Maria Gabriela. Espelh(A) ou martel(A) e forj(A): a troca de experiência com as mulheres fazedoras de teatro de rua. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. 2013.

SCHECHNER, Richard. O que é a performance?, em performance studies: an introduccion,second edition. New York & London. Routledge, p 28-51. 2006

TEATRAL, Engenho. Site do grupo. São Paulo, 2012. Disponível em: https://engenhoteatral.wordpress.com/o-teatro/Acesso em: out. 2016.

Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Cênicas na Rua