Os pés do afeto – um estudo metodológico da trajetória dos pés-descalços no Círio de Nazaré em Portel/PA

  • Nubyene Maira Lobato Cardoso Universidade Federal do Pará

Resumo

Este estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Teatro. Tem como base teórico-metodológica a Etnocenologia que teceu a pesquisa sobre a noção dos Pés-Descalços, inspirado culturalmente na tradição das famílias portelenses. Como mote desse trabalho, trago simbolicamente a minha experiência e vivência usando meu próprio corpo nas experiências de campo atribuindo um sentido etnocenológico e espetacular do caminhar peregrino com os Pés-Descalços. Após um tempo de pesquisa, percebi que a comunidade é envolvida por um “pé” que se torna coletivo e emocional por envolver o Corpo-Promesseiro, noção autoral sobre corpo, à longas caminhadas do percurso do Círio no qual construí princípios que me instigaram a pensar nesse Corpo-Promesseiro. Relações de afeto, energias místicas, emoções, memórias, sacrifícios e lágrimas são formadas no decorrer do traslado. A experiência dessa metodologia foi adensada por meio do principal eixo norteador da pesquisa que são as Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados (PCHEOS), desta forma relacionando não apenas as teorias e práticas, mas, sobretudo reflexões, encontros e afetos. Enquanto pesquisadora, sigo meu trajeto descobrindo os corpos-promesseiros por meio dos pés-descalços e também me transformando a cada descoberta das ações nos Ritos Espetaculares. Por fim, os Pés-Descalços foram uma inspiração etnocenológica para o estudo do fenômeno em questão. Etnocenologicamente falando, essa noção de Pés-Descalços apresenta-se no extracotidiano e se codifica através das ações humanas que atraem e chamam a atenção para aqueles que ficam em estado de observação. Esse estudo me afeta, me encanta, me emociona, o corpo se altera, se cansa, segue em meio as pedras e espinhos nesse trajeto sacro através dos pés-descalços.


Biografia do Autor

Nubyene Maira Lobato Cardoso, Universidade Federal do Pará
Mestranda em Artes (PROFARTES/PPGARTES/UFPA).

Referências

ALVIM, Valeska Ribeiro. A Tradição e a Reinvenção em um olhar sobre a Festa do Congado. In: LOBATO, Lúcia; OLIVEIRA, Érico José Souza de (Orgs.). Cadernos do GIPE-CIT: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade. Salvador: UFBA/PPGAC, 2008. p. 18-27. (n. 20, Festas).

AMOROSO, Daniela. Etnocenologia: conceitos e métodos a partir de um estudo sobre o samba de roda do Recôncavo Baiano. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, VI. Anais... 2010.

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Prefácio Michel Maffesoli. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. DOSSIÊ IPHAN I {Círio de Nazaré}. Rio de Janeiro: IPHAN, 2006.

CABRAL, Rafael Ribeiro. Corpos, Encontros e Afetos: os três movimentos transformadores de um artista-etno-pesquisador. Repertório, Salvador, n. 25, p. 46-59, 2015.

CARVALHO, Ana Claudia Moraes de. Corpo-Encostado. Repertório, Salvador, n. 25, p. 37-40, 2015.

CARVALHO, Ana Claudia Moraes de. Odo Iya! A Construção do Corpo-Cena no Espaço Sagrado do Candomblé. In: ENCONTRO NACIONAL DE ETNOCENOLOGIA, 1., 2016, Salvador. Anais... Salvador: UFBA/PPGAC, 2016. p. 57-63.

CORCINIO JUNIOR, Givaldo Ferreira. Festa Religiosa, Sujeito e Imagem: A Construção de um Imaginário. 2014. 115 f. Dissertação (Pós-Graduação em Comunicação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

COSTA, João Carlos. Entrevista concedida a Nubyene Lobato, durante a Festa. Portel/PA, 2017. [João é pesquisador].

COSTA, José Maria Barroso da. Entrevista concedida a Nubyene Lobato, durante a procissão do Círio de Nazaré. Portel/PA, 2017. [José é promesseiro].

DUMAS, Alexandra Gouvêa. Etnocenologia e comportamentos espetaculares: desejo, necessidade e vontade. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, VI. Anais... 2010.

EAGLETON, Terry. A Ideia de Cultura. Tradução Sandra Castello Branco; Revisão Técnica Cezar Mortarí. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

FAULCSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

FERREIRA, Isabella Karim Morais. Bordando Histórias, Construindo Narrativas: Um breve relato de estudos sobre a prática do bordado no Brasil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL, VII, Anais... Universidade de São Paulo, São Paulo, 10 e 14 de Novembro de 2014.

GOMES, Célia Conceição Sacramento. Festas, Memórias e Representações. In: LOBATO, Lúcia; OLIVEIRA, Érico José Souza de (Orgs.). Cadernos do GIPE-CIT: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade. Salvador: UFBA/PPGAC, 2008. p. 44-52. (n. 20, Festas).

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 18. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

LATIF, Larissa. A Transfiguração como Oferenda: Máscara e Corpo Coletivo no Círio de Nazaré de Belém do Pará. Trabalho apresentado no Congresso A Europa das Nacionalidades – Mitos de Origem: discursos modernos e pós-modernos. Universidade de Aveiro, 2011.

LOBATO, Lúcia. Festa: Uma transgressão que revela e renova. In: LOBATO, Lúcia; OLIVEIRA, Érico José Souza de (Orgs.). Cadernos do GIPE-CIT: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade. Salvador: UFBA/PPGAC, 2008. p. 13-17. (n. 20, Festas).

PANTOJA, Vanda. Negócios Sagrados: reciprocidade e mercado no Círio de Nazaré. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.

SANTA BRIGIDA, Miguel. A Etnocenologia na Amazônia: Trajetos-Projetos-Objetos-Afetos. Repertório, Salvador, n. 25, p. 13-23, 2015.

SANTA BRIGIDA, Miguel. Etnocorpografias dos Terreiros Afro-Amazônicos: Imersões Metodológicas da Etnocenologia. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, IX, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2017. p. 2140-2163.

SERRÃO, Joana Seles do Socorro. Entrevista concedida a Nubyene Lobato, durante a Festa. Portel/PA, 2017. [Joana é Artista-Devota].

SILVA, Filipe Dias dos Santos. Matrizes estéticas: o amadurecimento da noção proposta por Armindo Bião. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, IX, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2017. p. 1976-1998.

TEIXEIRA, Joan Pablo Pina. O CORPO-ENCRUZILHADA. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Teatro) – Escola de Teatro e Dança da UFPA, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

Publicado
2019-05-08
Seção
Etnocenologia