Folclore, cultura popular e autodeterminação: uma abordagem etnocenológica aos pensares e fazeres estéticos na produção de patrimônios identitários

  • Jorge da Graças Veloso Universidade de Brasilia

Resumo

Trata-se este trabalho de uma reflexão sobre os atravessamentos que formulam, ao longo do tempo, as noções sobre os saberes e fazeres do Patrimônio, material e intangível, no âmbito das culturas brasileiras. Concebidas pela ótica de folcloristas que estudaram as chamadas “antiguidades populares”, na segunda metade do Século XIX, são noções que perpassaram pelas ideologias da cultura popular, pela fundação de registros sobre patrimônios imateriais, até as buscas atuais de reconhecimento da alteridade. Por estes pensares, defendidos em vertentes da Etnocenologia, para as artes do corpo e do espetáculo, são consideradas como legítimas as maneiras internas de autodeterminação de indivíduos e dos grupos sociais sobre suas práticas e comportamentos, inclusive na formulação de léxicos próprios.

Biografia do Autor

Jorge da Graças Veloso, Universidade de Brasilia

Professor Adjunto IV UNB - Universidade de Brasilia

Referências

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Publicado
2019-05-08
Seção
Etnocenologia