Memórias do ensino do teatro em Belém do Pará

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa de mestrado, em andamento, Escola de Teatro e Dança da UFPA: história do ensino de teatro em Belém do Pará (1963-1990), ligada ao Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA/PPGARTES. O estudo parte da reflexão sobre o ensino de artes/teatro na Amazônia paraense a partir dessa que foi a primeira instituição pública voltada para a formação de atores na região, fundada em 1963. A pesquisa parte de alguns direcionamentos, tais como: as práticas de ensino utilizadas pelos professores da época; os impactos na vida do ator/sujeito que se formou pela escola de teatro da UFPA; as concepções filosóficas que davam base para a elaboração do currículo do curso. Todas essas questões possibilitam uma leitura sobre o ensino de teatro em Belém, seus impactos e ações. Dessa maneira, nesse texto, buscamos apresentar a Escola de Teatro paraense no contexto do debate promovido pelos artistas brasileiros do século XX sobre a importância e a necessidade da criação de instituições públicas de ensino, voltadas para a qualificação dos artistas de teatro. Assim, acreditamos que tal pesquisa contribuirá com a historiografia do teatro brasileiro e paraense, por meio do registro e da reflexão sobre a relação entre teatro e sociedade.

Biografia do Autor

Ana Maria da Gama Santos, Universidade Federal do Pará
Mestranda em Artes, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual. Licenciada em Letras.  Servidora Técnica em Educação na Universidade Federal do Pará.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo, SP: Perspectiva, 2014.

BEZERRA, Jose Denis de Oliveira. Memórias Cênicas: poéticas teatrais na Cidade de Belém (1957 a 1990). Belém: IAP, 2013.

BEZERRA, Jose Denis de Oliveira. Vanguardismos e modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941-1968). 2016. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém.

FREITAS, Paulo Luís de. Tornar-se Ator: uma análise do ensino de interpretação no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998.

PANTOJA, Antonio. Margarida Schivazappa: a primeira dama do teatro paraense. São Paulo: Giostri, 2015.

PARAGUASSÚ, Éleres. O Norte Teatro Escola e os Festivais de Teatro de Estudante (1958-1962). Belém: Paka-Tatu, 2008.

PRADO, Décio de Almeida. História Concisa do Teatro Brasileiro. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

NUNES, Maria Sylvia. Relatório nº 1 – Serviço de Teatro Universitário. Belém, 1964.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, nº 10, p. 7-28, dez. 1993.

SALLES, Vicente. Épocas do teatro no Grão-Pará ou apresentação do teatro de época. Belém: Editora Universitária-UFPA, Tomos I e II, 1994.

SCHIVAZAPPA, Margarida. Os conjuntos de amadores e o teatro no Brasil: teatro do Estudante do Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TEATRO, 1., Rio de Janeiro, 1951. Anais... Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura. Serviço Nacional de Teatro, 1951. P.126-130.

TEIXEIRA, Homerval Ribeiro. Cláudio Barradas: tempo e teatro. Belém: Edição do Autor, 2015.

UFPA. Missão, visão, princípios. Disponível em: https://portal.ufpa.br/index.php/missao-visao-principios. Acesso em: 10/11/2018a.

UFPA. Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos. Resoluções CONSUN. Disponível em: http://www.ufpa.br/sege/boletim_interno/resolucao_consun.html. Acesso em: 19.11.2018b.

UFPA. UFPA em números – ano base 2017. Disponível em: http://www.ufpanumeros.ufpa.br/ . Acesso em: 08/11/2018c.

UFPA. UNIVERSITEC. Revista Inglesa coloca UFPA na lista das universidades mais importantes do mundo. Postado em 28 de setembro de 2018a. Disponível em: http://universitec.ufpa.br/revista-inglesa-coloca-ufpa-na-lista-das-universidades-mais-importantes-do-mundo/ Acesso em: 08.11.2018d.

UFPA. Organograma. Disponível em: https://portal.ufpa.br/index.php/organograma. Acessado em 09/11/2018e.

Publicado
2019-05-08
Seção
História das Artes e do Espetáculo