A violência e a morte na cena contemporânea: limites da visibilidade

  • Marcelo Rocco Universidade Federal de São João del-Rei
  • Carlos Frederico Bustamante Pontes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Letícia Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Carlos Alberto Ferreira Universidade do Estado da Bahia

Resumo

A proposta deste texto é analisar processos artísticos no teatro e no cinema nos quais os temas da violência e da morte aparecem como elementos propulsores para construções criativas, ritualísticas e estéticas. Sendo assim, este trabalho pretende analisar situações acerca de imagens que a violência e a morte proporcionam em diferentes esferas da criação artística. Ora vista como tabu pela sociedade contemporânea que tenta afastá-la do meio social, ora veiculada pelo ângulo sensacionalista da mídia, o tema da morte será visto aqui em diferentes camadas de representação. Já as cenas da violência no mundo contemporâneo, estas se espalham pelas telas do cinema, da televisão e se multiplicam nas demais telas dos dispositivos tecnológicos atuais. Imagens e cenas que exploram cada detalhe de diferentes atos de violência são repetidas e compartilhadas continuamente.

Biografia do Autor

Marcelo Rocco, Universidade Federal de São João del-Rei
Professor Adjunto I da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Área de Licenciatura em Teatro (COTEA), fixado no Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC).
Carlos Frederico Bustamante Pontes, Universidade Federal de São João del-Rei
Professor Adjunto Efetivo do Curso de Graduação em Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei. Doutorando em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharel em Direção teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Letícia Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto
Professora Adjunta II - Ouro Preto (UFOP). DEART (UFOP).
Carlos Alberto Ferreira, Universidade do Estado da Bahia
Professor Auxiliar do Curso de Teatro - Senhor do Bonfim (UNEB).

Referências

ANDRADE, Leticia. Ela veio para ficar. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2017 (obra não-publicada, manuscrito datilografado).

ANDRADE, Leticia. Res[sus]citações e outras formas de sangue. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2016 (obra não-publicada, manuscrito datilografado).

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder. Teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CONNELL, Robert W.; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos Feministas, Florianópolis, vol. 21, n. 1-2, pp. 241-282, 1999.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto. Cidade Cega: uma encenação somático-performativa com atores/performers com deficiência visual na cidade. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Salvador – 2018.

LEHMANN, Hans-Thies. Escritura Política no Texto Teatral. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MONGIN, Olivier. A condição urbana: a cidade na era da globalização. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

SAVONA, J. L.; WALKER, E. A. (Dir.). Théâtralité, écriture et mise en scène. Quebéc: Éditions Hurtubise HMH, 1985.

Publicado
2019-05-06
Seção
Mesas Temáticas