Narrativas de experiências inventadas: palavras de uma narratriz

  • Fernanda da Silva Araújo Mélo Universidade Federal de Pernambuco
  • Karyne Dias Coutinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado em andamento “Performances curriculares de teatro(s) na educação básica: perspectivas de uma narratriz/docente”, que visa produzir cartograficamente relações entre a performance narrativa e o ensinar teatro na educação básica. Na primeira etapa da pesquisa, percorro espaços e pessoas que me fizeram/fazem encontrar o ofício da narração de histórias e nele reconhecer meu lugar de criação em arte. Para isso, tenho produzido registros escritos, sonoros e imagéticos para elaborar em palavras o que chamo  corp/oralidade da narratriz. Eles são realizados antes, durante e depois de apresentações de espetáculos da Cia Agora Eu Era (Recife-PE), na qual exerço diferentes papéis, dentre eles narração das histórias e encenação dos espetáculos. Neste artigo há um arranjo fictício, um passeio por perguntas sobre as singularidades de uma contadora de histórias e atriz que vai se aquarelando, encontrando cores para anunciar-se narratriz. Nesta construção, tenho dialogado com autoras/es que, como a água para aquarela, me dão suporte e transformam o meu corpo narrativo, tais como:  Walter Benjamin (1987), no clássico texto O narrador; Regina Machado (2015) com seu estudos sobre a arte da palavra e da escuta; Gislayne Avelar Matos (2014; 2015) sobre a poética do contador de histórias; Jorge Larrosa (2014) nos seus ditos sobre a palavra e a oralidade; e Kátia Canton (2014) com o conceito de narrativas enviesadas. É parte das minhas buscas produzir estas questões em rizoma (Deleuze e Guattari, 1995), num corpo perguntando de si e do que o compõe, um corpo-rizoma que transita na oralidade cotidiana e dela vai criando redes para uma corp/oralidade descotidiana a ser inventada, principalmente, no encontro com as/os ouvintes performers. A “abertura da atenção do cartógrafo” (Kastrup, 2015) tem contribuído para pensar especificidades de estar em cena na performance narrativa, o que me faz pensar que esta corp/oralidade que a narratriz busca instaurar faz dela uma cartógrafa das palavras.

Biografia do Autor

Fernanda da Silva Araújo Mélo, Universidade Federal de Pernambuco
Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE -Área de Comunicação e Expressão e Educação Artística – ACEEA
Karyne Dias Coutinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN nos programas de Pós-Graduação em Educação e Pós-Graduação em Artes Cênicas

Referências

BRANDÃO, Ramon. Experiência e transformação de si: Foucault e a estetização da vida. Interespaço: Revista de Geografia e interdisciplinaridade. Dossiê Filosofia Contemporânea: reflexões sobre os dias atuais. Grajaú/MA. v. 2, n. 4. p. 81-96 jun, 2016.

CANTON, Katia. Narrativas enviesadas: Roland Barthes, arte contemporânea e os contos de fadas. Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/48375. Acesso em: 25 jun. 18.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil platôs. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras, 1995.

FERRACINI, Renato. Corpos em criação, café e queijo. 2004. 345 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000341036. Acesso em: 25 jun. 18.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LORDE, Audre. Use of the erotic: the erotic as power. Sister outsider: essays and speeches. New York: The Crossing Press Feminist Series, 1984. p. 53-59. Tradução: Tatiana Nascimento dos Santos, 2009, retirada do Zine “Textos escolhidos de Audre Lorde” Disponível em: https://apoiamutua.milharal.org/files/2014/01/AUDRE-LORDE-leitura.pdf. Acesso em: 25 jun. 18.

MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: Cia da Letras, 2004.

MACHADO, Regina. Contador de histórias. In: KOUDELA, I.D.; JÚNIOR, J. (org.). Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015 a.

MACHADO, Regina. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Reviravolta, 2015b.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. 2.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

MATOS, Gislayne Avelar. Nas asas da poesia: contação de histórias como linguagem artística. In: MEDEIROS,Fabio .MORAES, Taiza. (Org.) Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 202-212.

MOSÉ, Viviane. Pensamento chão. Rio de Janeiro: Record, 2007.

TIERNO, Giuliano (Org). A arte de contar histórias. Abordagens poética, literária e performática. São Paulo: Ícone, 2010.

Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo