Análise da recepção como procedimento de criação no método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI)

Resumo

Trata-se da discussão sobre um exercício de análise da recepção da obra que se tornou procedimento de criação. O método trabalhado foi o Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Uma pequena turnê foi realizada em terreiros de Terecô (manifestação religiosa agrária) e em comunidades rurais do Tocantins, o objetivo foi analisar a recepção das quebradeiras de coco babaçu e terecôseiras para com a obra coreográfica apresentada. Este experimento de recepção realizado evidenciou sua importância como procedimento criativo no processo artístico da intérprete, pois viabilizou um diálogo entre o campo e a resultante criativa apresentada na ocasião. O que veio a se desenvolver no processo criativo através das personagens Rosinha e Margarida é fruto, justamente, da recepção que as mulheres coabitadas tiveram com relação à obra e que ficou no corpo da bailarina. 


Biografia do Autor

Nara Cálipo, Universidade Estadual do Paraná
Professora Colaboradora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Faculdade de Artes do Paraná - Universidade Estadual do Paraná.

Referências

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Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança